CTHab 2012 - IV Congresso Brasileiro e III Congresso Ibero-Americano Habitação Social: ciência e tecnologia - “Inovação e Responsabilidade”

 

logo

MOTE: "Inovação e Responsabilidade"

Cerca de sete milhões de unidades é o déficit habitacional hoje reconhecido no Brasil. O poder público não tem conseguido atender a este déficit que sobe exponencialmente, principalmente em torno das grandes cidades brasileiras. Estimular estudos que busquem alternativas para o setor e estimular a transmissão destes conhecimentos para quem produz e para quem vai usufruir das soluções, é estar comprometido com esta demanda da sociedade.

Sustentabilidade ainda está na ordem do dia de todas as pesquisas voltadas para o setor habitacional. Seja através de estudos de eficiência energética ou na pesquisa sobre novos materiais, seja na análise das condições de apropriação e uso do espaço doméstico, tudo faz convergir para o desempenho social da habitação. Relativizar a aplicação de inovação tecnológica no projeto habitacional voltado para as famílias de menor renda é preocupar-se com o impacto econômico-financeiro de tais soluções tanto na fase de implantação quanto na de manutenção da edificação. O impacto social de tais estudos é o que tem balizado boa parte da produção científica sobre o tema.

O maior paradoxo enfrentado hoje pela sociedade é a vida urbana contaminando o meio ambiente e as catástrofes devido a eventos climáticos severos. O homem, assim como todo ser vivo, impacta o meio onde vive pela simples existência. A busca por soluções que reduzam esse impacto é responsabilidade desta geração para com seus descendentes. Vale lembrar entretanto que o limite desta busca é a própria sobrevivência humana. A tarefa que cabe à academia, enquanto formadora de profissionais e investigadores é buscar soluções que melhorem a condição de vida do homem, principalmente aquele de menor renda, de modo a garantir-lhe sobrevivência em harmonia com o meio.

O CTHab, em todas as suas edições, continua sendo o único evento que tem como foco o tratamento técnico dos temas que concerne a Habitação de Interesse Social. Cerca de 150 milhões de brasileiros, percebendo até 5 salários mínimos de renda mensal, são na verdade os principais interessados nos resultados de pesquisas apresentados e discutidos neste evento. A abordagem específica do tema sob os aspectos da ciência e da tecnologia distancia a discussão puramente política, dando lugar ao aprofundamento das alternativas que darão respostas aos maiores questionamentos enfrentados hoje pelo setor que são: redução dos custos energéticos, redução dos impactos ambientais, redução do déficit habitacional absoluto brasileiro e melhoria na condição de permanência familiar. A questão cada vez mais presente originária da falta de uma política de reserva de solo para as camadas mais carentes resulta na sujeição dessas pessoas a riscos das mais diversas naturezas. Ter-se-ia que evitar que esta população crescentemente se instale em áreas impróprias, seja urbanística, geotécnica e/ou ambientalmente. As consequências são as catástrofes urbanas cujas respostas habitacionais continuam inadequadas. O anais do evento, com o conjunto de trabalhos apresentados, será futuramente enviado a escolas de arquitetura e de engenharia ibero-americanas como efeito multiplicador dos conteúdos discutidos.

Fonte e maiores informações: http://cthab.ufsc.br/index.php/introducao/informacoes-gerais

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan