Favela Exchange – Abertura Exposição ETH Zürich / Rio de Janeiro – RJ

MODELSHOT5 Divulgação

As favelas do Rio de Janeiro representam a natureza dual de transformação das condições urbanas contemporâneas. Mudando a perspectiva de um ambiente urbano marginalizado, excluído, para um importante fator de coesão social e crescimento econômico, a favela tem o potencial de ser considerada como o novo paradigma para um futuro urbano sustentável. Alta densidade populacional, ruas movimentadas, atividades micro-empreendedoras e funções multiuso são características exemplares das cidades informais que podem ser incorporadas às abordagens de planejamento governamental.Quais são as lições dos estudos de caso brasileiro?

Ao invés de impor uma visão estrangeira ao território tão específico da cidade brasileira, a iniciativa da ETH conta com a colaboração de instituições e agências no Brasil, usando o contexto brasileiro como um território-teste e um laboratório urbano de modelos sustentáveis para a cidade do amanhã.

A ETH iniciou uma investigação sobre o potencial transformador dos ambientes informais em vários níveis. A pesquisa conduzida pelo Prof. Christian Kerez é voltada para a morfologia das favelas, desvendando a manifestação espacial das ocupações informais. Sob o titulo Mobilize Brazil os cursos de mestrado e bacharelado lecionados pelos professores Hubert Klumpner e Alfredo Brillembourg investigam o sistema integrado de mobilidade favorecendo novas propostas com uma visão inclusiva da cidade. Sob a direção de Rainer Hehl o programa de Mestrado de Estudos Avançados em Desenho Urbano (MAS Urban Design) selecionou o Brasil como alvo principal desde 2010.

MAS_foto3-337x450

Soluções para uma cidade mais sustentável / MAS Urban Design, Professores Rainer Hehl e Something Fantastic

Em seus estudos recentes o programa MAS UD está estudando a Cidade de Deus, onde assentamentos formais de habitação popular transformaram-se informalmente em estruturas urbanas densificadas, formando um novo sub-centro urbano. A Profa. Annette Spiro com Udo Thoenissen se dedica a estabelecer um programa de intercâmbio oficial entre a Faculdade de Arquitetura de São Paulo (FAU-USP) e o Departamento de Arquitetura do Instituto Federal Suíço de Tecnologia Zurique (D-ARCH ETH Zürich).

Na ocasião haverá painel com os seguintes convidados:

Prof. Hubert Klumpner, ETH Zürich
Prof. Rainer Hehl, ETH Zürich
Theresa Williamson, ONG Comunidades Catalisadores
Washington Fajardo, Subsecretário de Patrimônio,
Pedro Rivera, Diretor do Studio-X Rio

O evento acontece nesta terça-feira dia 26 de junho de 2012 às 18:30hs, no Studio X Rio - Praça Tiradentes, 48 – Rio de Janeiro- RJ

Haverá tradução simultânea

A exposição fica em cartaz até 07 de Julho

Fonte:

Helm , Joanna . "Favela Exchange – Abertura Exposição ETH Zürich / Rio de Janeiro – RJ" 24 Jun 2012. ArchDaily. Accessed 26 Jun 2012. http://www.archdaily.com.br/55691/favela-exchange-abertura-exposicao-eth-zurich-rio-de-janeiro-rj/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan