Flávio Villaça apresenta seu novo livro na UFSC – Reflexões Sobre as Cidades Brasileiras

Flavio Villaça Cartaz

O reconhecido Arquiteto e Urbanista Flávio Villaça, autor de “Espaço Intra-Urbano”, “O que todo cidadão precisa saber sobre Habitação” entre outros, apresenta seu novo livro titulado “Reflexões Sobre as Cidades Brasileiras” este 05 de Junho as 18.30 horas, no auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal de Santa Catarina.

O evento vem sendo organizado pelo programa de Pós-graduação em Urbanismo, Historia e Arquitetura da Cidade.

Flavio Villaça01 Capa do livro

Reflexões Sobre as Cidades Brasileiras

É  uma coletânea de textos elaborados pelo autor sobre o tema Espaço Urbano ao longo de sua experiência como arquiteto e urbanista. Os textos encontram-se organizados por temas como Renda da Terra, Segregação Urbana, Centro Urbano e Plano Diretor.

A última parte do livro, Plano Diretor, contém a essência do pensamento do autor sobre o espaço urbano nas cidades brasileiras, analisando de maneira clara e ousada os reais responsáveis pelos problemas urbanos – a desigualdade do poder político, a injustiça social e econômica, e não a simples ausência de leis ou de planos.

De maneira didática e crítica, o autor enfatiza que o processo de produção do espaço das cidades brasileiras jamais será compreendido se não for estudada com clareza sua articulação com a desigualdade social e que soluções para os problemas urbanos só serão alcançadas por meio do combate à injustiça espacial.

Sobre o autor

Flávio Villaça é professor emérito da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, da qual é também professor titular aposentado.

É arquiteto por essa Faculdade, mestre em Planejamento Urbano pelo Georgia Institute of Technology, em Atlanta, Geórgia, Estados Unidos, e doutor em Geografia pelo Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Fez pós-doutorado na Universidade da Califórnia, em Berkeley, Estados Unidos. Trabalhou por muitos anos na Secretaria Municipal de Planejamento da Prefeitura Municipal de São Paulo e foi consultor de planejamento urbano em vários órgãos municipais, estaduais e federais.

Via NPA PGAU – Cidade e PodCultura

 

Fonte:

Alves , Jorge . "Flávio Villaça apresenta seu novo livro na UFSC – Reflexões Sobre as Cidades Brasileiras" 01 Jun 2012. ArchDaily. Accessed 02 Jun 2012. http://www.archdaily.com.br/51838/flavio-villaca-apresenta-seu-novo-livro-na-ufsc-reflexoes-sobre-as-cidades-brasileiras/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan