Crescer com qualidade

Brasil – Investimentos em edificações sustentáveis crescem no Brasil e setor da construção civil começa a investir em prédios com baixo impacto ambiental no setor urbano

CAPA-CONS

Brasil - A Valor Setorial, revista que reúne os estudos do jornal Valor Econômico nos mais importantes setores de economia, trouxe em sua edição deste ano para o setor de construção civil uma reportagem sobre a eficiência energética em edificações. A matéria lembra que “os resultados conquistados nos últimos anos pelo setor de construção civil estão funcionando como amortecedores para os impactos causados pela retração da economia brasileira”.
Ainda segundo o texto, “o próprio setor de construção civil começa a seguir o caminho da sustentabilidade em seus processos de produção, para reduzir o impacto da atividade no meio urbano. O consumo de energia elétrica nas edificações corresponde a cerca de 45% do consumo do país e calcula-se que possa ser reduzido em 50%, em novas edificações, e em 30%, naquelas que contemplem os conceitos de eficiência energética”.
Para a presidente-executiva do CEBDS, Marina Grossi, a sustentabilidade almejada traz oportunidades para o setor de construção civil. Mas, ainda segundo ela, são desperdiçadas porque não há integração na cadeia produtiva. Grossi argumenta que, hoje, quem faz o planejamento de uma construção não é a mesma pessoa que vai vendê-la. Há um descasamento grande. Estima-se que uma edificação sustentável fique cerca de 30% mais cara, mas o valor é recuperado depois com economia de água e energia, que pode chegar a 50%.

Clique no link abaixo e leia a reportagem na íntegra


Valor Setorial - Construção Civil - Setembro - 2012.pdf

Fonte: http://www.procelinfo.com.br/data/Pages/LUMIS8D1AC2E8ITEMIDD22A7AB47FA94B9D96897D240CAF1596PTBRIE.htm

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan