I Seminário NPGAU 2012 - planejamento urbano em debate

 

O I Seminário do Núcleo de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG - I Seminário do NPGAU - partiu de uma iniciativa dos estudantes pesquisadores deste Programa de Pós-Graduação e tem por objetivo principal a criação de uma plataforma de encontro e diálogo entre os pesquisadores desta instituição e de outras entidades de ensino e pesquisa.

SEMINR~2

O tema desta primeira edição, As Transformações da Cidade, pretende colocar em pauta a produção de conhecimento sobre o meio urbano, bem como levantar direcionamentos e proposições que visem a tornar possível uma cidade menos desigual e mais justa.

Quais os limites da cidade? Quais as cidades possíveis dentro da cidade? Que forças atuam nesse espaço? Como a sociedade relaciona-se com a gestão desse território? Como efetivar o direito à cidade? Como o imaginário social pode conformar o espaço urbano? Qual o espaço da tradição dentro das cidades contemporâneas em constante transformação? Por fim, entre tantos outros questionamentos, quais possibilidades de futuro podem ser prospectadas a partir da estrutura urbana constituída?

Essas são algumas das questões que orientam a elaboração deste Seminário e que surgem da experiência cotidiana dessa organização naturalmente dinâmica que é a cidade. Conhecer e entender as transformações desse espaço, seus vínculos com o passado, o atendimento às necessidades do presente e a expectativa por um futuro mais inclusivo são alguns dos pontos em torno dos quais pretende-se reunir pesquisadores diversos entre os dias 07 e 09 de Novembro de 2012, na Escola de Arquitetura da UFMG, para o I Seminário do NPGAU.

Fonte e maiores informações: http://seminarionpgau.blogspot.com.br/?m=0

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan