Prêmio “O Melhor da Arquitetura” amplia o debate sobre projetos no Brasil



empreendedor otávio zarvos elogia a iniciativa que agrega valor às regiões

O mundo da arquitetura e do urbanismo reservou boas notícias ao Brasil e incentivou um debate sobre arquitetura. Os suíços Herzog & de Meuron projetaram a sede da São Paulo Companhia de Dança na capital paulista; no Rio de Janeiro, os americanos Diller Scofidio + Renfro venceram o concurso para o Museu da Imagem e do Som. Além disso, com dois importantes eventos esportivos no calendário brasileiro, a Copa e as Olimpíadas, o planejamento urbano entrou na pauta dos governos.
Nesse cenário, se encaixa o prêmio “O Melhor da Arquitetura”, da revista Arquitetura & Construção da editora Abril. De acordo com Otávio Zarvos, fundador e proprietário da incorporadora Idea!Zarvos, o prêmio representa um estímulo importante para o mercado imobiliário por valorizar a criatividade. No portfólio da Idea!Zarvos constam projetos assinados pelas gerações mais recentes da arquitetura contemporânea paulistana, inclusive o vencedor de outra edição do prêmio. “Por isso, um prêmio como esse incentiva os empreendedores a acrescentar qualidades estéticas positivas que valorizem a cidade. Além disso, com o prêmio, será possível contemplar  aspectos urbanísticos de áreas vizinhas que agregam valor às regiões”, conclui Zarvos.
Nesta quinta edição do prêmio “O Melhor da Arquitetura” foram inscritos 498 projetos assinados por arquitetos de todo o país. Desses, 74 foram selecionados para concorrer nas seguintes categorias: intervenção urbana; retrofit; restauro; edifícios institucionais nas áreas de cultura, educação, lazer e saúde; edifícios industriais; edifícios comerciais ou de escritórios (limitados a até 4 pavimentos ou 500 m² e acima de 4 pavimentos ou 500 m²); escritórios (instalações e interiores); restaurantes; bares e cafés; casas noturnas; lojas e showrooms; condomínios residenciais (limitados a até 5 pavimentos ou 3.000 m² e acima de 5 pavimentos ou 3.000 m²); residencial (reforma – casa e apartamento, campo – até 300 m² e acima de  300 m²,  praia e cidade – até 300 m² e acima de  300 m²).
O resultado será revelado na noite do dia 30 de outubro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, e publicado na Arquitetura & Construção. Este ano, a comissão julgadora foi composta por André Corrêa do Lago, diplomata e um dos mais respeitados críticos de arquitetura do Brasil; Marisa Moreira Salles, editora chefe e diretora de arte da Bei Editora; Cristiane Correa, arquiteta e diretora da C4 Editora; Raul Juste Lores, jornalista; Scheila Ornstein, arquiteta, urbanista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo;  Alessandro Castroviejo, arquiteto e professor de Projeto na Universidade Mackenzie; Rosa Artigas, historiadora e professora de História da Arquitetura na Escola da Cidade e Livia Pedreira, publisher do núcleo Casa e Construção, da Editora Abril.

O Melhor da Arquitetura
A premiação tem como objetivo divulgar a criatividade dos arquitetos, designers e profissionais, autores de projetos com soluções sustentáveis, que valorizem aspectos técnicos e estéticos, além de revelar as tendências em arquitetura e urbanismo capazes de promover a qualidade de vida nos espaços públicos, ambientes de trabalho, espaços comerciais e residenciais. No ano passado, foram 409 projetos inscritos, 68 finalistas (que foram selecionados pela redação e submetidos a um júri de nove profissionais e formadores de opinião) e 23 premiados.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Alzira Hisgail
Renata Rosa
(55.11) 3675.0809 | (55.11) 9292.9126www.ateliedetextos.com.br | atelie@ateliedetextos.com.br

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan