Open Innovation Seminar – Cidades Atrativas, Sustentáveis e Inteligentes: Novos Modelos de Cooperação para Inovação

open_innovation-530x200Cortesia de Open Innovation Seminar

O evento Open Innovation Seminar deste ano tem como tema Crescimento Sustentável apoiado em Redes de Inovação: Agenda Brasil, que acontece do dia 12 ao dia 14 de Novembro no Hotel Transamérica, do qual destacamos o evento do segundo dia do seminário com o nome de “Cidades Atrativas, Sustentáveis e Inteligentes: Novos Modelos de Cooperação para Inovação”.Hoje mais da metade da população mundial vive em cidades. Eles são responsáveis por aproximadamente dois terços da energia usada, 60% de toda água consumida e 70% de todos os gases responsáveis pelo efeito estufa mundialmente. Em 2010, mais de 80% dos americanos e europeus viviam em cidades. Espera-se que em 2050 esse numero esteja em mais de 90%.

O desafio apresentado pelo desenvolvimento urbano sustentável é gigante e contraditório. Áreas urbanas são guiadas por desenvolvimento econômico e recebem muitos serviços públicos como a educação, cuidados médicos e transporte. Porém, isso é também associado com a degradação do ambiente, congestionamentos, exclusão social e econômica.

O bom funcionamento de cidades é uma base do desenvolvimento econômico de um país e crucial para o bem estar da sociedade. Cidades inteligentes, atraentes e sustentáveis estão procurando maneiras para melhorar suas infraestruturas para se tornar amigáveis ao meio ambiente, aumentar a qualidade de vida de seus moradores e ao mesmo tempo cortar custos.

A melhora da qualidade do ambiente urbano tornou-se um dos principais objetivos por parte dos decisores políticos. Tentar ter certeza de que as políticas urbanas são coerentes é um desafio. Há muitas instituições – setoriais e territoriais – com objetivos diferentes, e as políticas são muitas vezes realizadas de forma independente e com efeitos contraditórios.

Populações densas de pessoas devem ser organizadas de modo que:

• cidades continuem atraentes;
• haja tráfego funcional de redes;
• problemas ambientais sejam evitados;
• e o uso de recursos valiosos seja reduzido e o fornecimento de eletricidade e de água seja assegurado para todos os habitantes.

Existem inúmeras soluções possíveis para esses desafios, e são urgentemente necessários globalmente. Explorar essas oportunidades exige um novo nível de integração entre a política e as áreas de pesquisa e privada, bem como os operadores públicos.

O Open Innovation Center – Brasil é um evento de um dia que reunirá representantes do governo brasileiro (níveis federal, estadual e municipal) para interagir com a comunidade local e internacional de inovação aberta formada por executivos, empresários, pesquisadores, investidores, etc. para identificar novas formas de cooperação.

Informações:

http://www.openinnovationseminar.com.br/2012/Programacao.php

Dia 13 de Novembro
Hotel Transamérica
Avenida das Nações Unidas, 18591, Santo Amaro
São Paulo, Brasil – Tel.: +55 11 5693-4050

Fonte: Britto , Fernanda . "Open Innovation Seminar – Cidades Atrativas, Sustentáveis e Inteligentes: Novos Modelos de Cooperação para Inovação" 12 Nov 2012. ArchDaily. Accessed 13 Nov 2012. http://www.archdaily.com.br/79962/open-innovation-seminar-cidades-atrativas-sustentaveis-e-inteligentes-novos-modelos-de-cooperacao-para-inovacao/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan