"A vida é um sopro".

Na tarde de hoje, o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFT prestou uma homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, exibindo o filme " A vida é um sopro", que retrata a vida e obra do arquiteto, que faleceu na última quarta-feira, dia 05/12/2012.

 

O nosso centenário Oscar Niemeyer foi um dos grandes ícones da cultura brasileira do século XX, aguerrido militante comunista e fundador da arquitetura moderna no Brasil. Será eternizado em aproximadamente 500 obras espalhadas por quase todos os continentes, sendo Brasília o ápice da sua produção e reconhecimento internacional.

Com traço marcante, sua obra é caracterizada pela leveza no uso de materiais de natureza brutal, como é o caso do concreto armado. A graciosidade e leveza das curvas presentes na volumetria dos seus prédios é a marca que garantiu muitas vezes a qualificação da sua genialidade, cujas comparações levaram o arquiteto e seus admiradores a travarem assimilações românticas e poéticas com as “curvas da mulher” e das “montanhas do Rio de Janeiro”.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), no intuito de homenagear Oscar Niemeyer, deliberou que dia 15 dezembro, data do seu nascimento, será comemorado o dia do arquiteto - decisão que tem o total apoio do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB - TO). 

Dra. Patricia Orfila
Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil
Departamento Tocantins


0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan