Dia do Arquiteto e Urbanista 2012

Prezados colegas,
Hoje comemoramos o primeiro Dia do Arquiteto e Urbanista - e os 105 anos do nascimento de Oscar Niemeyer, colega que nos deixou há poucos dias.
Este dia 15 de dezembro de 2012 também marca um ano desde a posse do primeiro Presidente do CAU/BR, data que definiu a vigência plena da Lei 12.378/2010: a fundação do CAU.
Creio que temos o que comemorar: instalamos o CAU/BR e demos condição de implantação do CAU em todas as Unidades da Federação. Superamos as dificuldades iniciais, que não foram poucas, aprovamos os atos necessários para o funcionamento do Conselho e já temos instrumentos novos e suficientes para prosseguir lutando pela elevação da qualidade do ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, por melhores condições para o desempenho da profissão.
Devo agradecer às entidades de arquitetura e urbanismo - particularmente IAB, FNA, AsBEA, ABEA E ABAP -, que vêm cumprindo sua missão de contribuir para a melhor evolução do Conselho que criaram; aos colegas arquitetos e urbanistas, que tiveram paciência com a difícil transição do antigo para o novo Conselho e tanto colaboraram com sugestões e críticas para a melhoria de seus serviços; aos Conselheiros Federais e Estaduais do CAU, que se aplicaram com eficiência - voluntária e duramente - a superar as necessárias tarefas deste primeiro ano; aos funcionários do CAU/BR e CAU/UFs, pela extrema dedicação com que se entregaram ao trabalho que lhes foi entregue.
Lembro das gerações de arquitetos que lutaram pela realização de um conselho autônomo, nossos líderes nessa batalha cinqüentenária - muitos deles já ausentes - e lhes rendo todas as honras devidas neste dia. Tantos são!, impossível nominá-los a todos. Pude, hoje em Porto Alegre, participar emocionado das homenagens a três deles: Demétrio Ribeiro, Carlos Fayet e Albano Volkmer; sem dúvida, representam muito bem a todos os demais que estiveram na vanguarda.
Agora é enfrentar a nova fase, o segundo ano de nosso mandato - já com base sólida, com informações mais claras sobre a situação da Arquitetura e Urbanismo em nosso país, e condições adequadas para desenvolver políticas que elevem a qualidade da profissão e dignifiquem a prática profissional dos arquitetos e urbanistas.
É o desafio para 2013, para o qual contamos com a participação atenta e ativa de todos os colegas brasileiros.
Abraço cordial,

Haroldo Pinheiro
Haroldo Pinheiro,
Presidente do CAU/BR.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan