Koolhaas revela o tema para a Bienal de Veneza 2014

bienal-de-veneza-2014_screen_shot_2013-01-25_at_11-31-28_am

Imagem via Instagram - Usuário Josephgrima http://instagram.com/p/U6DMbxNuK4/

Em uma apresentação na Itália nesta manhã, Rem Koolhaas anunciou que o tema para a Bienal de Veneza de 2014 será “Fundamentos” (“Fundamentals”). De acordo com o tweet da revista Domus sobre o evento, Koolhaas deseja que esta Bienal, a qual é de sua curadoria, faça uso da pesquisa histórica para explorar como a Modernidade e a globalização têm formado, desde 1914, a arquitetura que fazemos hoje. Esta Bienal terá foco no desaparecimento das identidades arquitetônicas nacionais e na formação, por mais de 200 anos, de uma arquitetura global que produz, segundo Koolhaas, “a mesma coisa, com os mesmos materiais, nos mesmo estilos. Como isto aconteceu?”

De acordo com Koolhaas, esta Bienal – que dará destaque maior à arquitetura do que aos arquitetos e à história do que à contemporaneidade – buscará se voltar para as invenções básicas da modernidade, “as partes elementais da arquitetura”: lâmpadas, elevadores, paredes, pisos, tetos etc. Koolhaas mencionou que os dois anos de preparação será fundamental para que os arquitetos realizem a pesquisa histórica necessária.

O presidente da Bienal, Paolo Baratta, afirmou também que Koolhaas não será apenas um curador, mas também coordenará “a força coletiva de todos os pavilhões nacionais”.

Via @DomusWeb

Fonte:

Britto , Fernanda . "Koolhaas revela o tema para a Bienal de Veneza 2014" 25 Jan 2013. ArchDaily. Accessed 28 Jan 2013. http://www.archdaily.com.br/93496/koolhaas-revela-o-tema-para-a-bienal-de-veneza-2014/?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=420ffaf1ae-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan