PALESTRA: Energia solar - uma visão para a sustentabilidade

GetAttachment

Instituto de Arquitetos do Brasil (TO) e Universidade Federal do Tocantins convidam estudantes e profissionais interessados no tema Energia Solar, para participarem deste evento.


Dia : 27 de fevereiro de 2013
Local : UFT - Auditório do Bloco 03
Horário : 18 h

Energia Solar - Uma visão para a Sustentabilidade.

Eficiência Energética e Sustentabilidade estão se constituindo num assunto cada vez mais importante. O Brasil principia ações neste sentido, principalmente a partir da iniciativa de alguns empreendedores que identificam no tema uma maneira de se diferenciar no mercado. Ainda que alguns empreendimentos apresentem soluções tímidas e, muitas vezes, cosméticas, já há uma tendência num mercado que passa a valorizar produtos com conceito de sustentabilidade.

O Brasil já ocupa o quarto lugar no mundo em edificações comerciais sustentáveis, embora isto signifique 1% a 2% do mercado da construção civil nacional. Além disso, soluções de eficiência energética têm relação direta com economia de gastos, principalmente porque os preços de energia têm tendência de suba superior aos índices inflacionários. Apesar dos atuais anúncios de diminuição das tarifas de energia, analistas sérios vêem com desconfiança a permanência de tais medidas, já que passaram a ser perenes as poluidoras e caras termoelétricas.

Neste cenário, a conservação, eficiência e fontes alternativas e renováveis têm importância crescente. Ao redor do mundo, avançam pesquisas e desenvolvimento de tecnologias e sistemas de menor consumo, baixo impacto e sustentáveis, já que soluções poluentes e não renováveis encontram-se em esgotamento, inclusive pelas limitações próprias das possibilidades do planeta em fornecer recursos minerais e absorver resíduos.

Assim, nossa intenção é colaborar com a discussão de novos paradigmas em produção e consumo de energia, com ênfase em energia solar e sua conversão em energia térmica e elétrica.

Sistemas de Aquecimento Solar de Água Sanitária: Fundamentos e Aplicações

- Coletores solares: tipos e tecnologias. Descrição das principais tecnologias disponíveis no mundo e Brasil; Potencial energético: Fração Solar como mensuração do percentual coberto pela energia solar em projetos de aquecimento de água com conseqüentes reduções de consumo de combustível e níveis de emissões de GEE;

- Técnica de instalação: tipologias de instalações e aspectos importantes para o melhor aproveitamento da energia solar.

Palestrante: Daniel Kochi

                                                                                                                                                      Formado em ciências (PUC-RS); curso de extensão universitária em Células Fotovoltaicas ( PUC-RS ); curso de projetista para Sistemas de Aquecimento Solar pelo instituto EKOS; curso de Sistemas de Geração de Água Quente-Solar (Bosch LSS - Large Service System); empresário do setor metal mecânico e energia solar.

Energia Solar Fotovoltaica

Conceitos fundamentais da geração de energia solar;

Resolução 482 de 17 de Abril/2012 da ANEEL ( Agência Nacional de Energia Elétrica )

Pontos importantes da NTD – 18 ACESSO DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA AO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DA CELTINS

Palestrante: Sérgio Batista da Silva

Graduado em Engenharia Elétrica e Mestre pela Universidade Federal de Uberlândia (1999/2003). Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasilia (2010). Atualmente é professor do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Tocantins (IFTO) - Campus de Palmas (2003). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Geração da Energia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: fontes renováveis de energia, sistemas híbridos de geração distribuída - solar fotovoltaica e célula combustível não-conectados a rede convencional de energia.


Haverá sorteio de livros e assinaturas de periódicos da área após o evento.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan