Cidades Inteligentes será o tema central do Programa de Conferências Expo Urbano 2013

conf-2

Seguindo o sucesso da primeira edição, o Expo Urbano dará novamente destaque ao tema Cidades Inteligentes.
Cidades Inteligentes é um novo paradigma na forma de fazer cidades, que exige repensar estratégias, tecnologias, modelos e processos urbanos para responder aos atuais desafios ligados à qualidade de vida, ao equilíbrio do ambiente e eficiência dos recursos naturais. Cidades que desenvolvem e utilizam soluções inteligentes baseadas em tecnologias de informação para conduzir à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Dizem que não há cidades inteligentes sem planejamento, porém entre o mundo teórico e a realidade, os centros urbanos concentram hoje no Brasil uma média de 86,53% da população, de acordo com o levantamento da ONU em 2012. O Brasil de hoje precisa ter ‘mais inteligência’ para se adaptar a esta densidade e ao crescimento que virá.
No formato desta edição o Ministério das Cidades iniciará com uma palestra sobre os projetos e investimentos, seguido da apresentação de três painéis de cidades que mostrarão as iniciativas já tomadas e as lições aprendidas, tais como o Rio de Janeiro, com o “Centro de Operações Rio”, São Paulo, com o EcoManager e Porto Alegre com o projeto que envolve obras e ações para o Orçamento Participativo (OP). A Conferência contará ainda com a participação das empresas presentes no Pavilhão Cidades Inteligentes, abordando soluções e assuntos pertinentes ao conceito.
O Pavilhão Expo Urbano: Cidades Inteligentes será um espaço exclusivo na feira, onde o nome representa mais que um tema abordado, é a essência e o conceito do evento. Nele cada empresa participante terá um estande padrão e uma palestra no Seminário Cidades Inteligentes. Neste momento estamos definindo junto as empresas Siemens e IBM os temas que farão parte do Seminário.
A Siemens é uma líder internacional em desenvolvimento sustentável de cidades e megacidades, com conceitos e soluções para energia, smart grid, mobilidade, edifício verde, sistema de segurança, e sistemas de saúde.
A IBM é uma das maiores empresas de tecnologia da informação do mundo, é líder em soluções completas de TI, que envolvem serviços, consultoria, hardware, software e financiamento. Agora está vivendo um novo momento em sua história, guiando seus negócios pela visão de que a tecnologia pode e deve ser usada para criarmos um planeta mais inteligente.
Relembre os assuntos abordados e os grandes nomes que fizeram parte do Seminário sobre Cidades Inteligentes no Expo Urbano 2012:

    • Panorama de Cidades Inteligentes no Brasil, Secretária Substituta e Diretora de Regulação e Gestão da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana- Isabel Lins
    • Conceito de Cidades Inteligentes, Débora Linhares, BDE - Smarter Cities – IBM
    • Case COR - Centro de Operações do Rio de Janeiro, Alexandre Goldfeld Cardeman - Assessor Especial, responsável pela área de TI do Centro de Operações.
    • Planejamento Urbano, Adriana Figueiredo, LEED GA, Coordenadora de Arquitetura / Sustentabilidade, AECOM Planejamento, Design e Desenvolvimento
    • Mobilidade + Negócios, Frederico Hohagen, Diretor Comercial, Maplink/Apontador
    • Cidades Inteligentes Iluminadas, Peterson Linche e Anderson Mendes , Schreder

Fonte: http://www.expo-urbano.com.br/sao-paulo/Noticias/13_03_Cidade-Inteligente.html

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan