Fabio Henrique Faria vence o Concurso Estação Antártica Comandante Ferraz



Fabio Henrique Faria foi o arquiteto vencedor do Concurso Estação Antártica Comandante Ferraz, em cerimônia realizada nesta noite de 15 de abril na Casa do Arquiteto Oscar Niemeyer, sede do Instituto de Arquitetos do Brasil no Rio de Janeiro.
Com organização do IAB e promovido pela Marinha do Brasil, inscreveram-se na competição 109 equipes coordenadas por arquitetos e 74 trabalhos foram entregues.
O Concurso Internacional tinha como objetivo o projeto de uma estação destinada a estudos sobre o ambiente antártico na Península Keller, no interior da Baia do Almirantado, Ilha Rei George. As pesquisas a serem realizadas na futura estação objetivam a compreensão de fenômenos naturais do ambiente glacial e de suas repercussões no âmbito global. A comunidade científica que a utilizará será formada por especialistas de diversas disciplinas como a biologia, a oceanografia e a geologia. Estima-se que a capacidade da população seja de 64 pessoas durante o verão e de 34 no inverno.
A estação será construída no mesmo local onde se encontrava a anterior, destruída em incêndio no inicio de 2012. Com cerca de 3200m² de área total, estima-se um investimento na ordem de R$ 72 milhões para a construção das novas instalações. O edital do concurso demandou o projeto de uma complexa infraestrutura composta por 19 laboratórios, sistemas de água potável, energia, de coleta e separação de resíduos sólidos, rede avançada de comunicações de dados e de voz, segurança, logística, instalações mecânicas e sistemas especiais, como fontes de energias renováveis.
Estiveram na mesa de divulgação do resultado: Luiz Fernando Janot, Dra Yocie Valentin, Paulo Rogério Gonçalves, Flavio Ferreira, Sérgio Magalhães, Marcos Silva Rodrigues e Liseo Zampronio. 

a lista completa dos premiados
1º 170 - Fabio Henrique Faria (Curitiba)

156 - Luiz Adriano Trindade de Almeida (São Paulo)

160 - Igor Soares Campos (Brasilia)

Menções Honrosas
110 - Vera Hazan (Rio de Janeiro)

131 - Jorge Ricardo de Melo (Recife)

142 - Mario Biselli (São Paulo)

150 - Analia Maria Malino de Carvalho Amorim (São Paulo)

nota
NE
A matéria foi elaborada com a colaboração das correspondentes Ana Altberg e Mariana Meneguetti, no Rio de Janeiro.  

Fonte:  http://vitruvius.com.br/jornal/news/read/1595

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan