Lançamento do livro–Arquitetura Italiana em Curitiba

O livro foi fruto do Mecenato Subsidiado da Fundação Cultural de Curitiba e foi incentivado pela CAIXA econômica Federal.
Os autores são Ana Carolina Mazzarotto e Fábio Domingos Batista.

Arquitetura Italiana em Curitiba
Fruto de extensa pesquisa realizada pelos arquitetos Ana Carolina Mazzarotto e Fábio Domingos Batista, o livro A arquitetura Italiana em Curitiba traz como tema principal as edificações dos imigrantes italianos na região de Curitiba, entre o período de 1870 a 1930. O objetivo principal do estudo é a preservação de uma me...mória construtiva curitibana que se relaciona com a paisagem de uma cidade em transformação, ainda com fortes características rurais.
Após ampla pesquisa histórica e bibliográfica os autores dividiram o trabalho de execução e produção do livro em três etapas. Na primeira foram analisados os remanescentes da arquitetura do imigrante italiano em Curitiba, especificamente a arquitetura residencial e arquitetura sacra. Também foi pesquisado o Panteão do Cemitério de Santa Felicidade, devido a sua singularidade.
Para a segunda etapa, os autores realizaram estudos na Itália com o objetivo de buscar as referências construtivas existentes no período da emigração. Foi realizado um levantamento na Região do Vêneto, nas cidades de origem da grande maioria dos imigrantes que se fixaram em Curitiba. Este estudo possibilitou a análise comparativa entre a arquitetura produzida na Itália e a arquitetura do imigrante italiano em terras curitibanas, que foi realizado durante a terceira etapa.
O livro proporciona uma visão técnica sobre a produção arquitetônica destes imigrantes e possibilita ao leitor um passeio por uma Curitiba do passado, ainda com traços rurais e com uma população estrangeira em processo de assimilação. Os poucos remanescentes desta ocupação estão hoje presentes em alguns bairros da cidade. São em sua maioria velhos casarões de tijolos, construídos ao longo das antigas estradas rurais. E também igrejas com altas torres sineiras, destacadas do edifício sacro, construídas ao modo vêneto e seguindo a tradição ancestral.

Data: 03 de abrail de 2013

Horário: 20h

Local : Na CAIXA Cultural, R. Conselheiro Laurindo, 280

            Curitiba/PR

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan