Ouvidoria do CAU/BR

Apresentação



O PAPEL

A Ouvidoria é um instrumento de fundamental importância na defesa dos direitos do usuário. O usuário, para a Ouvidoria do CAU é entendido como os Arquitetos e Urbanistas registrados no CAU, interessada ou envolvida nos assuntos pertinentes a Arquitetura e/ou ao Urbanismo.

Seu papel consiste em colaborar com ações internas e externas da Instituição, objetivando o aprimoramento dos serviços prestados aos usuários. A Ouvidoria do CAU se propõe a operar como:

-um canal de diálogo entre o usuário e a Instituição, garantindo-lhe o direito de se manifestar sobre as atividades administrativas por ela desenvolvidas;

-um meio de avaliar o grau de satisfação do usuário com a Instituição e de aprimoramento da qualidade dos serviços oferecidos.


A FINALIDADE

A Ouvidoria do CAU é o setor independente que se reporta diretamente ao Presidente do Conselho, tendo como finalidade contribuir com ações na defesa dos direitos individuais e coletivos dos Arquitetos e Urbanistas junto ao Conselho e no aperfeiçoamento das atividades institucionais destinadas a atender aos usuários.

Compete a Ouvidoria:

-registrar as manifestações dos usuários, com finalidades estatísticas ou de encaminhamento específico;

-acompanhar as providências, buscando articular os meios de soluções;

-contribuir para a melhoria dos procedimentos administrativos, das relações interpessoais de seus colaboradores e usuários;

-recomendar alterações em procedimentos internos, inclusive mudanças em normas e serviços vigentes;

-atuar com transparência, imparcialidade e dar atendimento de forma personalizada;

-incentivar o usuário a manter-se informado sobre as atividades do CAU, participando da sua construção e aprimoramento enviando suas manifestações de denúncias, reclamações, elogios e sugestões.


COMO FUNCIONA

A Ouvidoria ao receber as manifestações pessoalmente ou pelos diversos meios de comunicação registra um protocolo de atendimento, caso necessário, encaminha aos setores competentes, faz um monitoramento, ajuda na busca de soluções e responde ao usuário, no prazo de 5(cinco) dias úteis, dando ciência do andamento ou da resposta ao solicitado.

A Ouvidoria funciona como última instância de acesso ao usuário para o encaminhamento do seu pleito, o encaminhamento via Ouvidoria deverá limitar-se a situações críticas, respeitando as atribuições dos demais setores da Instituição. Apenas serão objeto de atuação da Ouvidoria os assuntos analisados originalmente pelas Unidades competentes e esgotadas as possibilidades de ação por parte delas. As demandas encaminhadas às Unidades serão por estas tratadas sem interferência da Ouvidoria, salvo exceções justificadas pelas partes.

A Ouvidoria, sem função executiva, faz proposições, mediações e articulação.

A busca da Ouvidoria é o aprimoramento no relacionamento do usuário com a Instituição, oferecendo-lhe o acesso às informações sobre suas atividades, assim como serviços disponibilizados pelo CAU, facilitando o exercício profissional.

O almejado aprimoramento contínuo do Conselho passa pelo entendimento e convicção da importância dos trabalhos já executados, entre elas a de instalação do CAU, elaboração de normas, e de Resoluções, feitos com empenho e focado na qualidade dos resultados.


UTILIZAÇÃO DO CANAL DE OUVIDORIA

O canal de Ouvidoria é um sistema informatizado com objetivo de propiciar ao colega e cidadão mais facilidade no encaminhamento de suas demandas junto ao CAU bem como acompanha-la durante seu processamento.

Pata se ter acesso à ele basta clicar em fale coma Ouvidoria na parte superior da tela. Após preencher os campos e finalizar, será gerada uma senha e o número de protocolo com os quais você poderá fazer diretamente o acompanhamento de suas solicitações em tramitação interna bem como os resultado obtidos.

Quando for utilizar o sistema, se houver necessidade de anexar textos, desenhos, imagens, etc, o usuário tem a possibilidade de arquivar documentos nos formatos em pdf, doc, xls, docx, xlsx, odt, ods, limitado a 3MB.

Antes de registrar a sua manifestação junto à Ouvidoria, observe se este é o caminho adequado.

Acesse o canal da Ouvidoria do CAU/BR : http://ouvidoria.caubr.gov.br/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan