Rede Procel Solar: Sustentabilidade e Meio Ambiente criam novo mercado de trabalho

Rio de Janeiro – Com meta robusta para 2015, Rede Procel Solar lança Centros de Capacitação em Energia Solar

Lara Martinho, para o Procel Info

Rio de Janeiro - Quanto mais agressões a natureza sofre, mais formas de amenizar a destruição são estudadas e analisadas para diminuir os impactos ao meio ambiente. O nosso bem mais precioso, a água, é um dos recursos que mais se pode aproveitar nessa busca por um mundo mais sustentável.
Pensando nisso, a Rede Eletrobras Procel Solar vem lançando Centros de Capacitação em Energia Solar pelo país com o intuito de capacitar técnicos e realizar levantamentos nas residências de modo a avaliar o uso do aquecimento solar de água pelas famílias reduzindo o consumo de energia elétrica.
Criada em 2011, a Rede Solar Procel tem como meta formar cerca de 2000 instaladores até o ano de 2015. São sete centros espalhados por todo Brasil: Bahia, Minas Gerais, Belém, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis.
Uma boa maneira de se medir o mercado de aquecimento solar de água é um indicador que mostra a quantidade de m² de coletores solares instalados.
Segundo o engenheiro do Departamento de Divisão de Estudos e Equipamentos Eficientes, Leonardo Nunes, de acordo com dados de dezembro de 2012 temos cerca de 8,4 milhões de m² de coletores solares instalados no Brasil e o planejamento do setor é chegar em 15 milhões de m² até o ano de 2015. Ou seja, o setor projeta um crescimento de cerca de 80% em 3 anos.
A Rede Eletrobras Procel oferecerá cursos para profissionais atuarem em vários níveis na área de aquecimento solar de água. Existirão cursos desde projetistas dos sistemas, passando por supervisores de instalação, até de instaladores propriamente dito. O que vai demandar profissionais de várias áreas de acordo com as necessidades específicas de cada curso. O público-alvo de cada curso varia desde engenheiros e arquitetos até profissionais de nível fundamental e médio.
Um dos exemplos de parceria da Rede Solar, é a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec-RJ), uma das sete instituições que formam os centros de capacitação em energia solar e é uma das primeiras instituições de ensino a fazer parte desse projeto, sendo responsável pela formação de cerca, de 300 profissionais relacionados a essa área até o ano de 2015.

A escola criou, no segundo semestre do ano passado, o curso de Instalador de Sistemas de Aquecimento Solar, que foi oferecido nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) Correios, em Benfica, na zona norte do Rio de Janeiro, e no Parque Muísa, em Duque de Caxias. Finalizado em dezembro, o curso capacitou 56 alunos que estão aptos para atuar no mercado de trabalho na área de aquecimento solar.
Segundo o coordenador do CVT Itaboraí e responsável pela parceria com a Eletrobras Procel para a criação do curso de Instalação de Sistemas de Aquecimento Solar na Faetec, Cláudio dos Santos Veiga, durante o curso, os alunos aprenderam conceitos básicos de instalação de água quente, além das formas de instalação do sistema propriamente dito.
Muitos desses alunos já estão no mercado de trabalho atuando na construção de casas e apartamentos do projeto “Minha casa, minha vida”, que obriga a instalação deste sistema em unidades residenciais de um pavimento tornando a expectativa de empregabilidade a melhor possível, e incentivando o uso desses recursos de aquecimento de água a partir do aproveitamento da energia solar.
Essa parceria atrai mais estudantes para a área, aumenta as chances no mercado de trabalho e a visibilidade do Procel Solar no Rio de Janeiro e em todo o país.
Para quem está interessado em ingressar nos cursos da rede, A Rede Procel Solar terá um portal na internet onde os candidatos poderão tirar suas dúvidas e obter mais informações sobre os cursos. A previsão é que o portal seja lançado ainda esse mês.

Fonte: http://www.procelinfo.com.br/data/Pages/LUMIS8D1AC2E8ITEMID983443C5B5764178BEA773C3E8C9B5E9PTBRIE.htm

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan