CAU/SC: Abre hoje a exposição de arquitetura “Destaque das Bienais”

Mostra apresenta trabalhos de 40 escritórios ou arquitetos do Brasil


O Masc (Museu de Arte de Santa Catarina) sedia a terceira edição da exposição “Destaque das Bienais”, organizado pela AsBEA/SC (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura de Santa Catarina) em Florianópolis. A mostra apresenta a partir do dia 22 de maio até 16 de junho trabalhos de 40 escritórios ou arquitetos do Brasil e do mundo que se destacaram nas bienais de arquitetura de Buenos Aires, São Paulo e Colômbia (Medellín e Bogotá).
“É o maior evento de exposição de Arquitetura de Santa Catarina”, afirma o arquiteto André Schmitt, 66, curador do evento junto com o jornalista Vicente Wisembach. “São 800 metros quadrados de mostra, com pelo menos 150 projetos que destacam a produção arquitetônica e de desenhos urbanos internacionais”, diz.
Com painéis fotográficos, vídeos, animações e maquetes eletrônicas e físicas, projetos premiados, como o da reurbanização e recuperação de espaços públicos na cidade de Santa Fé, na Argentina, do arquiteto Mário Corea; o projeto da Cidade Sustentável Pedra Branca – primeiro bairro planejado de Santa Catarina – está entre os trabalhos de escritórios nacionais que serão expostos. Entre os catarinenses, também estará em exposição o projeto do Centro Administrativo de Chapecó, de autoria dos arquitetos Marcos Jobim, Silvana Calevaro e Leandro Rotolo Soares. Outro destaque é o Parque da Juventude, construído em São Paulo a partir do projeto do escritório Aflalo & Gasperini; ou ainda o Circuito Cultural Praça da Liberdade – maior complexo cultural do Brasil – de Belo Horizonte, são exemplos do uso da arquitetura como manifestação cultural do nosso tempo. Dos projetos apresentados, 80 a 90% foram executados.
“A mostra apresenta a arquitetura como uma manifestação cultural, não só mostrando os aspectos acadêmicos”, ressalta Schmitt, aludindo aos eventos do setor, que se restringem em sua maioria à academia. “Até porque arquitetura é expressão da construção da cidade e da cidadania. Infelizmente ela hoje é muito produto da iniciativa privada.”

Palestras

Além da mostra, a terceira exposição “Destaque das Bienais” promove palestras com renomados arquitetos e urbanistas brasileiros e latino-americanos. São nomes como Jô Vasconcellos, Gustavo Penna, Carlos Bratke, Marcus Boldarini, Mario Figueiroa, Luciano Margoto, Pedro Paulo Melo Saraiva, e o argentino Roberto Converti, que debatem temas como a arquitetura na atualidade e a importância da valorização dos espaços públicos. As palestras serão realizadas nos dias 23 e 24 de maio, das 14h às 20h. Interessados em participar das palestras devem entrar contato secretaria da AsBEA/SC, pelo telefone 3028-3628 ou secretaria@sc.asbea.org.br.
A exposição vai contar ainda com um espaço será reservado para realizações focadas no Urbanismo Sustentável, como o bairro planejado Pedra Branca, em construção em Palhoça. O projeto foi premiado na 13ª Bienal Internacional de Arquitetura em Buenos Aires.

Serviço 

O quê: Exposição “Destaque das Bienais”
Quando: 22 de maio, 14h (abertura). Visitação até 16/6, terça a sábado, 10h às 20h30, domingos e feriados, 10h às 19h30
Onde: Masc – Av. Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis, tel. (48) 3953-2380
Quanto: Gratuito

Fonte: CAU/SC e http://www.caubr.org.br/?p=10109

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan