Conheça o “Domus - Procel Edifica “, o software de simulação higrotérmica e energética de edificações

Ivana Varela, para o Procel Info

 Brasil – O Domus-Procel Edifica é o primeiro software brasileiro de auxílio ao desenvolvimento do programa brasileiro de Regulamentação de Eficiência Energética em Edificações. A ferramenta facilita a avaliação para a etiquetagem de edificações públicas, comerciais e de serviços, e permite simulações com variáveis de umidade, calor, consumo e demanda de energia, a fim de proporcionar o máximo de conforto, evitando o desperdício de eletricidade.

 Segundo o Gerente do Departamento de Projetos de Eficiência Energética da Eletrobras, Fernando Perrone, a plataforma Domus Procel Edifica, de simulação higrotermoenergética e de capacitação profissional, é uma ferramenta genuinamente brasileira, que possui uma interface própria de Projeto Assistido por Computador que permite a elaboração rápida de projetos para analise de desempenho de componentes construtivos e de sistemas de climatização. “O programa lê plantas baixas, de softwares como AutoCAD e Vectorworks, entre outros. A leitura também é possível em arquivos do Energy Plus, que permite a obtenção de dados de geometria da edificação e elementos construtivos (camadas e suas propriedades termofísicas, ganhos internos e calendários), que facilita a analise do nível de eficiência de forma rápida, para arquivos nesse formato, tanto para o método prescritivo quanto para a simulação”, diz ele.

Em virtude do enfoque em emissão de etiquetas de eficiência energética para edificações, lembrando-se que elas são responsáveis por cerca de 48% da energia elétrica total consumida no País, no mês passado a Eletrobras lançou o software Domus-Procel Edifica, por um investimento de R$ 1,75 milhão , e através de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), o Ministério de Minas e Energia e o Inmetro.

“A Eletrobras patrocinou essa ferramenta de grande qualidade, com potencial expressivo para redução de energia, contribuindo, assim, para que a sociedade brasileira usufrua conforto e promova sustentabilidade”, afirmou a superintendente de Eficiência Energética da Eletrobras, Renata Leite Falcão.

O Domus – Procel Edifica é um software de simulação higrotérmica e energética de edificações que fornece perfis de temperatura e umidade nas paredes para qualquer intervalo de tempo, além de apresentar valores de temperatura e umidade relativa para cada zona de uma ou mais edificações, considerando não apenas o transporte de calor, mas, também, de vapor e de líquido através do envoltório da edificação. Pode-se também obter e visualizar a ENCE de acordo com o RTQ-C, tanto pelo método prescritivo quanto pelo método de simulação.
“A Eletrobras patrocinou essa ferramenta de grande valia, com potencial expressivo para redução de energia, contribuindo, assim, para a sustentabilidade da sociedade brasileira”

Na época das crises mundiais no abastecimento de petróleo, aconteceram grandes perdas em diversos setores da atividade humana, inclusive os elevados preços de energia. Sabendo-se que um projeto energicamente eficiente pode apresentar diminuição substancial de consumo de energia, pesquisas voltadas a eficiência energética foram feitas para o setor de construção civil. Além dos benefícios econômicos, as edificações de alta performance contribuem positivamente para o meio ambiente,reduzindo as emissões e consequentemente atenuando os efeitos do aquecimento global. Desta forma, o Domus-Procel Edifica foi desenvolvido, principalmente para utilização racional de energia e obtenção de um melhor equilíbrio entre Economia, Energia e Meio Ambiente.

Voltado para profissionais de engenharia e arquitetura, o software analisa diversos parâmetros, como conforto térmico, risco de crescimento de mofo e dimensionamento de sistemas de climatização. Uma das características deste software é sua aplicação didática e sua interface amigável, de fácil uso, possibilitando que o profissional da área de energia determine os ganhos térmicos de forma muito mais rápida e precisa, evitando o superdimensionamento de um equipamento. Além de permitir também avaliar de forma simples, alternativas de climatização passiva.

Modelado para simular e analisar parâmetros como conforto térmico e consumo de energia em edificações, o software pode ser considerado de grande importância para melhorar a qualificação de projetos residenciais, comerciais e industriais, tornando viável uma maior eficiência energética destes projetos, sem diminuir os índices de conforto dentro da edificação.

Dentre diversos benefícios da ferramenta computacional, tal como suporte didático a alunos de cursos de Engenharia e de Arquitetura, espera-se que este programa contribua de forma expressiva para a difusão da cultura da eficiência energética em edificações e, consequentemente, para a redução do consumo de energia elétrica em edificações novas e já existentes.

Segundo dados da Eletrobras Procel, o potencial de conservação de energia desse setor é expressivo. A economia pode chegar a 30% para edificações já existentes, se passarem por uma reforma ou atualização, enquanto nas novas edificações, ao se utilizar tecnologias energeticamente eficientes desde a concepção inicial do projeto, a economia pode superar 50% do consumo.

Perrone diz ainda que “Essa poderosa ferramenta computacional promovida pela Eletrobras e referência brasileira de simulação para o processo de etiquetagem de edificações vem propiciar o atendimento ao mercado de profissionais de engenharia e arquitetura, projetistas de climatização, entre outros agentes da cadeia da construção civil brasileira e internacional”, finaliza.

Para saber mais sobre o software “Domus-Procel Edifica”, acesse o Portal da Domus, e encontre disponível o material didático, inclusive vídeos demonstrativos para download e tutorial.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan