Fórum discute Carta Acústica e a Norma de Desempenho

O engenheiro Carlos Alberto Moraes Borges, relator da Norma de Desempenho da ABNT e vice-presidente de Tecnologia do SECOVI-SP, alertou a plateia que o não cumprimento da Norma de Desempenho 15.575, de maneira proposital, pode ter aspecto criminal. “O número de ações no Tribunal de Justiça de São Paulo, baseado em normas técnicas, aumenta a cada dia”, frisou o palestrante, acrescentando que é preciso ter consciência de que cumprir as normas é importante para toda a sociedade.
Esta palestra abriu o Fórum de Debates – Acústica em Edificações e Ambiental promovido pela ProAcústica no Renaissance Hotel, em São Paulo, e que reuniu 300 profissionais do setor e autoridades públicas para discutir propostas e ações para reduzir a poluição sonora. Um pouco antes, foi feito um minuto de silêncio para lembrar o Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído, ‘comemorado’em todo mundo com o objetivo de promover a reflexão sobre o assunto.

Forum Acústica

Em outra palestra oportuna, o engenheiro Francisco Aurélio Chaves Brito, gestor ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Fortaleza (CE), explicou que a cidade nordestina é a primeira do País a ter sua Carta Acústica. Segundo ele, a população poderá - em breve - ter acesso aos dados por meio do site http://cartaacusticadefortaleza.com que se encontra em fase final de validação. Lá poderão visualizar os mapas de ruído, curvas de níveis de pressão sonora e registros sobre áreas consideradas críticas, como as próximas ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, de indústrias e casas noturnas.
“Assim, a população terá a oportunidade de conhecer quais são as áreas mais ou menos afetadas por ruídos e tomar medidas perante o poder público para reduzir a poluição sonora na região metropolitana”, frisou.
O evento contou também com a palestra sobre os requisitos de Acústica e as experiências de ensaios de laboratório e campo a partir da Norma de Desempenho 15.575, apresentada pelo engenheiro Fúlvio Vitorino, diretor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT; e apresentação de ações estratégicas vinculadas à legislação urbanística e intervenções de requalificação do espaço público pela arquiteta e urbanista Adriana Levisky, sócia titular do escritório Levisky. O presidente da ProAcústica, Davi Akkerman, comentou que o evento mobilizou profissionais de vários segmentos da construção civil e não apenas empresas e especialistas da área de acústica. “Há muito tempo um encontro de acústica não reunia 300 participantes”, concluiu.

Fortaleza_acustica

Fonte: http://www.vibranews.com.br/index.php?id=291

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan