O que fazer para melhorar o trânsito nas cidades?

População pode opinar sobre mobilidade urbana

mobi

Qual política pública você considera mais importante para incentivar o uso de transporte coletivo? Como estimular o uso de meios de transporte não motorizados, como a bicicleta e o andar a pé? Qual providência é mais importante para reduzir os problemas da mobilidade urbana em sua cidade e região? Para ouvir a população sobre desafios relacionados à mobilidade urbana, está disponível no Portal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) uma consulta pública sobre o assunto. A iniciativa é uma das etapas do Fórum Técnico “Mobilidade Urbana – Construindo Cidades Inteligentes”, evento que está em fase final de organização, em parceria com dezenas de entidades, órgãos públicos e representantes da sociedade civil.

A consulta pública ficará aberta no Portal da Assembleia até 30 de junho. Cada item apresentado aos internautas possui um texto informativo e uma pergunta-chave para nortear a participação. É possível também avaliar sugestões já enviadas. Os conteúdos estão relacionados a dez itens: Planejamento urbano integrado; Transporte coletivo; Transporte não motorizado e circulação de pedestres; Fiscalização do trânsito e dos serviços de transporte; Participação e controle social; Financiamento; Ações educativas; Novas tecnologias e cidades inteligentes; Meio ambiente e cidades sustentáveis; e Acessibilidade e cidades inclusivas.

Os temas do fórum foram selecionados por especialistas e parceiros, durante as reuniões preparatórias do evento. São eles: “Mobilidade Urbana e Desenvolvimento das Cidades: governança política, planejamento integrado e articulação das políticas públicas”; “Cidades e Infraestrutura de Mobilidade Urbana: desafios e estratégias”; “Desafios da Efetividade do Planejamento em Mobilidade Urbana: financiamento, fiscalização e controle social”; e “Mobilidade Urbana e Cidades Inteligentes e Sustentáveis: educação, meio ambiente e novas tecnologias”. O fórum terá momentos na Capital e no interior. Nos dias 13 e 14 de junho, por exemplo, será realizado no Plenário da Casa um Ciclo de Debates para discussão dos temas escolhidos e cujas inscrições já estão abertas.

Para parceiros: A consulta pública pode ser divulgada em seus meios de informação.

Veja série de matérias especiais sobre mobilidade urbana, com a opinião de especialistas, dados e análises de casos.

Fonte: http://www.caubr.org.br/?p=10431

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan