Lei de Licitações: CAU/BR acompanha audiência pública no Senado

Conselho quer introduzir obrigatoriedade de concurso de ideias e de projetos executivos para realização de obras públicas

O Congresso Nacional começa nesta segunda (24) uma série de audiências públicas para modernizar a Lei 8.666/1993, que rege as licitações públicas no Brasil. O CAU/BR está participando dessas discussões com o objetivo de inserir alguns temas importantes para a prática da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil. Os principais temas que o CAU/BR pretende introduzir na Lei 8.666/1993 são os seguintes:

- Obrigatoriedade de concursos de ideias para edificações e urbanizações públicas

- Obrigatoriedade de projetos executivos antes do início das obras

- Obrigatoriedade de contratação dos projetistas autores para supervisão técnica das obra

Para o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, esses pontos ajudam a desenvolver uma política de Estado para a Arquitetura e Urbanismo no Brasil, estabelecendo critérios de qualidade na construção das grandes obras urbanas. “Na França, um país de menor população e bem mais construído, o governo realiza de 1.500 a 2.000 concursos públicos de Arquitetura e Urbanismo por ano, objetivando a melhoria dos espaços públicos pela soma de obras com projetos escolhidos por critério de qualidade, enquanto que no Brasil esse número varia entre 16 e 20 por ano”, disse recentemente em debate no jornal Folha de S. Paulo.

As audiências são promovidas pela Comissão Temporária de Modernização da Lei de Licitações e Contratos, presidida pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). A Lei de Licitações já tem mais de 700 propostas de alterações, sendo 518 projetos de iniciativa da Câmara dos Deputados, 157 do Senado e 50 medidas provisórias do governo. A relatora da Comissão é a senadora Kátia Abreu (PSD-TO).

Até o dia 8 de outubro, a senadora pretende realizar a última fase de trabalho da comissão, que será a discussão da minuta e deliberação da versão final do projeto.

Fonte: http://www.caubr.org.br/?p=11792

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan