A influência das mudanças climáticas sobre a pobreza urbana

Mudanças climáticasCourtesy of Heura Medioambiente

O direito à Cidade é definido como o usufruto equitativo das cidades dentro dos princípios de sustentabilidade, democracia, equidade e justiça social. É um direito coletivo dos habitantes das cidades, em especial dos grupos vulneráveis e desfavorecidos, que lhes confere legitimidade de ação e organização, baseado em seus usos e costumes, com o objetivo de alcançar o pleno exercício do direito à livre autodeterminação e a um padrão de vida adequado”.

Carta Mundial pelo Direito à Cidade

Fórum Social das Américas – Quito – Julho 2004

Fórum Mundial Urbano – Barcelona – Setembro 2004

As mudanças climáticas têm causado mudanças em todo o mundo. Em teoria são causadas tanto por fatores naturais quanto antropogênicos. Seu gatilho são gases tóxicos que emanam de reações químicas como a queima de combustíveis e que se concentram na atmosfera intensificando o efeito estufa. Inicialmente se denominou este processo de Aquecimento Global, mas visto que logo se constatou que não acarretava somente temperaturas mais altas, e sim um desequilíbrio ligado a desastres naturais, foi convencionado o termo genérico Mudança Climática para se referir ao câmbio por causas humanas.

O Efeito Estufa é o fenômeno em que determinados gases componentes da atmosfera terrestre retém parte da energia que o solo emite após absorver da radiação solar. Ele afeta todos os corpos planetários dotados de atmosfera. De acordo com a maioria da comunidade científica, o efeito estufa está se acentuando por conta da emissão de certos gases, como o dióxido de carbono e o metano, pela atividade humana. Assim, uma quantidade maior de energia fica retida. (Fonte: Wikipedia)

Fonte e reportagem completa: http://www.archdaily.com.br/br/01-126374/a-influencia-das-mudancas-climaticas-sobre-a-pobreza-urbana?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=c6c3d49237-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-c6c3d49237-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan