Escola da Cidade abre inscrições para Pós-Graduação

habitacao_imprensa

A Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo está com inscrições abertas, durante o mês de julho, para dois cursos de pós-graduação lato sensu para o segundo semestre. O programa, que tem como tema principal “Civilização América – Um Olhar através da Arquitetura”, se estrutura nas seguintes especializações: ‘Habitação e Cidade’, ‘Geografia, Cidade e Arquitetura’.

Habitação e Cidade

O curso, que está em sua quinta edição já produziu três publicações, entre 2010 e 2012, elaboradas a partir de trabalhos desenvolvidos na especialização. O objetivo do curso é dar continuidade à formação dos profissionais e acadêmicos que desenvolvem projetos e enfrentam a questão da Habitação de Interesse Social nos territórios urbanos. Visa sistematizar e analisar os problemas enfrentados na prática da profissão, avaliar procedimentos adotados em projetos em face de seus resultados, além de estudar, através do exercício projetual, caminhos para possíveis transformações e melhorias no quadro atual.

A especialização ‘Habitação e Cidade’ é coordenada pelos arquitetos Ruben Otero e Luis Octávio de Faria e Silva. Ruben Otero é formado pela Universidade da República do Uruguai (1983) e é doutor em Projetos Arquitetônicos pela Universidade Politécnica da Catalunha (2008). Luis Octavio é formado (1989), com mestrado (2001) e doutorado (2008) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP).

Geografia, Cidade e Arquitetura

geografia_imprensa

A proposta é discutir, por meio da arquitetura, a formação cultural dos países da América, a partir da própria condição geográfica e histórica. Realizado desde 2010, o curso dá continuidade, neste segundo semestre, aos estudos do Chile e México. Para o módulo do Chile já estão confirmados os arquitetos convidados Teodoro Fernandez, professor titular da Universidad Católica de Chile, e German Valenzuela, co-fundador e diretor da Escuela de Arquitectura de la Universidad de Talca. A ideia é refletir sobre as necessidades próprias destes países, as relacionando às esferas culturais, socioeconômicas e ambientais. O curso destina-se a arquitetos e urbanistas, artistas, engenheiros, além de demais interessados no tema.

A partir de 2013 o curso volta a discutir países já estudados, porém convidando representantes de outras cidades para um novo olhar sobre a cultura dessas nações. Para completar a especialização, é necessário que o estudante curse quatro módulos completos.

‘Geografia, Cidade e Arquitetura’ é coordenada pelos arquitetos Álvaro Puntoni e Fernando Viégas, doutor e mestre, respectivamente, formados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAAUSP). A professora de história Cristiane Checchia, o geógrafo Marcelo Ribeiro e o crítico de arte Cauê Alves são corresponsáveis pela organização das aulas de Teoria América, Geografia e Arte Americana, respectivamente.

Inscrições

As inscrições estão abertas durante o mês de julho, pelo site ou na secretaria da Escola da Cidade. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3258-8108 das 15h às 19h,ou pelo e-mail posgraduacao@escoladacidade.edu.br.

Fonte:"Escola da Cidade abre inscrições para Pós-Graduação " 08 Jul 2013. ArchDaily, 08 Jul 2013. http://www.archdaily.com.br/br/01-125755/escola-da-cidade-abre-inscricoes-para-pos-graduacao?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=bc943da045-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-bc943da045-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan