2º Concurso de apoio a projetos para restauração de bens tombados pelo Condephaat

Condephaat

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, recebe, no dia 13 de agosto às 19h30, o lançamento oficial do 2º Concurso de projetos de restauro de bens tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), realizado pela Secretaria da Cultura com apoio do Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento de São Paulo (IAB-SP).

Por meio de edital do Programa de Ação Cultural (ProAC 2013), o 2º Concurso contemplará projetos para restauro de mais dois edifícios tombados no interior, no valor total de R$ 1,5 milhão - investimento 50% maior do que no edital de 2012.

Com a presença da presidente do Condephaat, Ana Lúcia Duarte Lanna, o evento também receberá convidados para integrar uma mesa de apresentação dos projetos vencedores do concurso de 2012. Entre os integrantes estará o presidente do IAB-SP, José Armênio de Brito Cruz, o arquiteto Marcelo Ferraz, membro do júri do edital anterior, e representantes dos escritórios vencedores: Siaa Mpdm Arquitetos, Centro de Arquitetura e AA Arquitetos Associados.

Em sua primeira edição, o concurso elegeu projetos para orientar as obras de restauro de três bens tombados no interior de São Paulo: o Palácio do Imperador, em Itapura, a Casa Caramuru, em Ribeirão Preto, e o sobrado Coronel Esmédio, em Porto Feliz.

Os três imóveis contemplados no edital foram selecionados entre aqueles bens tombados, de propriedade pública, merecedores de intervenções de conservação e restauro. A opção de privilegiar imóveis não situados na capital do estado seguiu a política de interiorização da Secretaria da Cultura.

Tendo em vista as especificidades de um projeto de restauração, a apresentação pública dos projetos vencedores, feita por um arquiteto representante de cada equipe, é relevante no sentido de dar publicidade aos critérios específicos que norteiam esse tipo de intervenção. Dessa forma, espera-se divulgar esse saber para arquitetos, estudantes de arquitetura e demais interessados no tema.

Após o lançamento oficial no Museu da Casa Brasileira, o edital do 2º Concurso de apoio a projetos de restauro de bens tombados pelo Condephaat estará disponível no site da Secretaria de Estado de Cultura (cultura.sp.gov.br).

SERVIÇO:
Lançamento do 2º Concurso de apoio a projetos de restauro de bens tombados pelo Condephaat
13 de agosto, terça-feira às 19h30 - Entrada gratuita

Realização: Secretaria da Cultura e Condephaat
Apoio: Museu da Casa Brasileira, IAB-SP e ProAC
Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2013

Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 - Jd. Paulistano - Tel.: (11) 3032-3727

Estacionamento: evento noturno - Preço único de 20 reais
Acesso a pessoas com deficiência / Bicicletário com 20 vagas

Visitas orientadas: (11) 3032-2564 / agendamento@mcb.org.br
Site: www.mcb.org.br
Redes sociais: www.facebook.com/museu.dacasabrasileira / Twitter: @mcb_org

Informação para a imprensa - Museu da Casa Brasileira
Filipe Bezerra - Coordenador de comunicação | comunicacao@mcb.org.br
Andrea Polimeno - Assistente de comunicação | assistcomunicacao@mcb.org.br
Izabelle Prado - Assistente de comunicação | assist2comunicacao@mcb.org.br

Informações para a imprensa - Secretaria de Estado da Cultura
Renata Beltrão - (11) 2627-8166 rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia - (11) 2627-8243 gcorreia@sp.gov.br

Fonte: http://www.asbea.org.br/escritorios-arquitetura/noticias/2o-concurso-de-apoio-a-projetos-para-restauracao-de-bens-293733-1.asp

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan