Prefeitura do Recife celebra 104 anos de Burle Marx

Esta semana, quando completaria 104 anos, a Prefeitura do Recife homenageia Roberto Burle Marx (foto), que mudou a história do paisagismo no país, com uma extensa programação que começa neste sábado (03) e vai até a próxima quarta-feira (07).

burle_marx46276

Serão realizados passeios turísticos, exposição, seminários, oficinas, mesas de debates e teatro infantil. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público.
O circuito de visitação às praças abrirá, no sábado (03), a programação da Semana Burle Marx, organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Dois ônibus levarão cerca de 100 pessoas para um passeio guiado, que sairá às 9h, da Praça Arsenal da Marinha (Recife Antigo), e passará pelas praças da República, Farias Neves, Casa Forte, Euclides da Cunha e Derby. “A maioria desconhece o valor desses espaços. O passeio dará às pessoas a oportunidade de um novo olhar sobre as áreas e entender a sua importância”, ressaltou a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa.
Os participantes do passeio também vão passar pela exposição “O Poeta dos Jardins e os Jardins do Poeta”, no Museu da Cidade, localizado no Forte das Cinco Pontas. Lá, serão exibidas mais de 30 fotografias, das décadas de 30 e de 50, de oito praças da cidade. As imagens exibem os logradouros na época de sua construção e entrega. Considerada o primeiro jardim moderno do Brasil, a Praça de Casa Forte terá um destaque especial na mostra, com a projeção de várias fotos. O museu ainda exibirá ao público o documentário “Burle Marx 100 anos”. Quem não estiver no circuito também poderá visitar a exposição, que permanecerá no local até setembro.
“A programação foi construída em parceria com o Comitê Burle Marx, que é formado por arquitetos, artistas, instituições como IAB e Laboratório da Paisagem da UFPE, além de defensores de parques e praças do Recife. Tudo foi pensado para divulgar os jardins que são reconhecidos mundialmente como um legado. A ideia é que a população conheça e se aproprie desses locais e da arte de Burle Marx que usava os diversos tons de verde da flora brasileira para compor suas obras”, ressaltou Cida Pedrosa, acrescentando que a Semana Burle Marx foi instituída pela Lei Municipal nº 17.571/2009, de iniciativa do então vereador e hoje vice-prefeito Luciano Siqueira.
A programação segue no domingo (04) com uma oficina de bonsai e a apresentação do espetáculo infantil “O baú encantado de Burle Marx”. As duas atividades ocorrerão na Praça de Casa Forte, no bairro de mesmo nome, a partir das 10h. Na terça-feira (06), os traços e as cores do poeta dos jardins serão desvendados por especialistas e profissionais da área, no Museu da Cidade. Durante todo dia, será realizado o seminário “Os Jardins de Burle Marx no Nordeste do Brasil”, que reunirá cerca de 20 palestrantes. Destaque para a argentina Sonia Berjman, membro de honra do Comitê Científico de Paisagens Culturais ICOMOS/IFLA (Universidade de Buenos Aires, Argentina). Para participar, é necessário se inscrever pelo telefone 3355.3106.
Ainda na terça, às 18h30, haverá o lançamento do livro de mesmo nome do seminário, cuja organização é de Ana Rita Sá Carneiro, Aline Figueirôa Silva e Joelmir Marques da Silva. Na quarta-feira (07), pela manhã, será a vez dos estudantes da rede pública visitarem os logradouros assinados pelo paisagista. Cem alunos de quatro escolas municipais farão o circuito acompanhados por professores e guias turísticos que vão falar sobre a importância desses jardins. À noite, será promovida a mesa redonda “Burle Marx e o movimento cultural recifense na década de 30: O bairro do Derby como território de mudança”. O evento acontecerá no auditório do Instituto de Arquitetos do Brasil e, para acompanhar, é preciso se inscrever previamente.

Derby

Programação da Semana Burle Marx

03/08 – Sábado
14h – Circuito de visitação às praças de Burle Marx
Saída da Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife.
Inscrições: Sexta-feira (02), pelo telefone: 3355.8605
16h30 – Exposição: O Poeta dos Jardins, os Jardins do Poeta
Local: Museu da Cidade (Forte das Cinco Pontas)
04/08 – Domingo
10h – Oficina de Bonsai e Espetáculo infantil O Baú encantado de Burle Marx.
Local: Praça de Casa Forte

06/08 – Terça-feira

9h às 18h – Seminário Os Jardins de Burle Marx no Nordeste do Brasil
Palestrantes: Sonia Berjman
Local: Museu da Cidade
Inscrições: pelo telefone 3355.3106
18h30 – Lançamento do livro Os Jardins de Burle Marx no Nordeste do Brasil
Organizadores: Ana Rita Sá Carneiro, Aline Figueirôa Silva e Joelmir Marques da Silva
Local: Museu da Cidade
07/08 – Quarta-feira

8h – Visitação de estudantes às praças de Burle Marx
Concentração: Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife.
Encerramento: Museu da Cidade (Forte das Cinco Pontas)
19h – Mesa-redonda Burle Marx e o movimento cultural recifense na década de 30: O bairro do Derby como território de mudança
Palestrantes: Ângela Prysthon, Nivaldo Andrade e Guilah Naslavsky
Local: auditório do Instituto de Arquitetos do Brasil, Rua Jenner de Souza, 130, Derby
Inscrições pelo telefone: 3222.1576


Fonte: http://www.vermelho.org.br/pe/noticia.php?id_noticia=220050&id_secao=91

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan