A Cidade é para Brincar


Qualquer espaço da cidade pode se transformar num playground quando há liberdade, quando há interação e quando há pessoas querendo se divertir, se relaxar e brincar juntas. "A Cidade é para Brincar", evento que acontece durante todo o mês de setembro em diferentes lugares de São paulo, é o momento que cidade oferece essas condições.


O encontro da arte com o jogo cria ambientes onde as crianças agem de maneira criativa e intuitiva. Esses ambientes não estão governados pelas leis do mundo dos adultos: a superfície para se mover não é só o chão, a interação com desconhecidos é possível e os resíduos não existem. Basurama homenageia as arquitetas-artistas-designers Elvira de Almeida e Lina Bo Bardi, que criaram esse tipo de lugares.


Os playgrounds serão criados a partir de materiais que podem ser encontrados em abundancia em qualquer parte da cidade e as tecnologias para construí-los estarão disponíveis na internet. Dessa maneira, qualquer grupo poderia assim replicar os projetos em outros lugares, transformando, assim, seu próprio bairro. Durante o festival, o processo de criação vai ser sistematizado em forma de manuais de instruções, buscando facilitar a multiplicação dessa tecnologia.


Quando e onde:


7-20 de setembro no Vale do Anhangabaú


21-22 de setembro na Praça Roosevelt


23-29 de setembro no Sacolão das Artes


Basurama é um coletivo que realiza projetos de arte e design para a transformação social mediante estratégias lúdicas e participativas. Os protagonistas do seus projetos são o lixo e os processos relacionados com sua produção na sociedade de consumo. Desde 2001, tem trabalhado em mais de 20 países e mais de 50 cidades do mundo. Atualmente funciona como uma rede formada por grupos estabelecidos em Boston, Buenos Aires, Madri e São Paulo.


Para mais informações sobre os eventos, por favor, visite a página oficial do evento ou a página do facebook.

  Fonte: Romullo Baratto. "A Cidade é para Brincar - Basurama Brasil" 05 Sep 2013. ArchDaily. Accessed 6 Set 2013. http://www.archdaily.com.br/br/01-139049/a-cidade-e-para-brincar-basurama-brasil?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=27cb592c6b-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-27cb592c6b-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan