Confira programação do Simpósio de Construção Sustentável

Soluções integradas para sustentabilidade em edifícios, bairros e cidades” é tema de simpósio do CBCS que traz como novidade uma plataforma de comunicação virtual chamada Diálogos CBCS
04/09/2013

Confira programação do Simpósio de Construção Sustentável
No dia 17 de setembro, na capital paulista, será realizado o 6º Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável (SBCS13), que terá como tema as "Soluções integradas para sustentabilidade em edifícios, bairros e cidades".

O evento, organizado pelo CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável), está com as inscrições abertas e já tem presenças confirmadas para os três painéis que compõem a grade de debates, que são: "Retrofit de edifícios – Como fazer acontecer?", “Panorama das atuais práticas nas cidades sob a ótica da sustentabilidade” e “Como conduzir cidades a um maior nível de eficiência?”.

O Painel 1, terá a participação de John Lee, diretor de Prédios Verdes e Eficiência Energética, da Secretaria de Planejamento e Sustentabilidade de Nova York, que falará sobre a experiência internacional de políticas públicas e incentivos ao retrofit; do engenheiro Teodomiro Diniz Camargos, presidente da Câmara da Indústria da Construção (CIC) da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), que apresentará a experiência de Belo Horizonte; e de Paula Maria Motta Lara, Secretária Especial de Licenciamento da Prefeitura de São Paulo, que abordará o perfil dos projetos atuais de retrofit e benefícios que poderiam ser criados para estimular a prática na cidade de São Paulo. Adriana Levisky, arquiteta e urbanista, coordenadora do Comitê Técnico de Projeto do CBCS, será a moderadora do painel.

No Painel 2, para mostrar as experiências de empreendimentos com escala de bairros e atualmente em fase de implantação, o simpósio conta com a presença do diretor de engenharia na Tecnisa, Fábio Villas Bôas, que vai discorrer sobre o bairro Jardim das Perdizes, em São Paulo; de Mauricio Cruz Lopes, que falará sobre o bairro Vida dos Atletas, que compõe a Vila Olímpica, no Rio de Janeiro; e do diretor de desenvolvimento da SP Urbanismo (PMSP), Gustavo Partezani, que abordará as Operações Urbanas na cidade de São Paulo. O painel terá como moderador Alex Abiko, professor doutor na Escola Politécnica da USP.

Já no Painel 3, que terá como mediador Fábio Feldmann, ambientalista, ex-Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e deputado federal, vai tratar de cidades eficientes. Participam neste dia, Josep Acebillo, professor na USI (Università della Svizzera Italiana, Suiça), ex-chefe de arquitetura e membro da Comissão de Infraestrutura e Planejamento Urbano de Barcelona, que mostrará os novos caminhos para a objetivação da eficiência urbana na experiência de Barcelona; Luiz Afonso dos Santos Senna, professor de Engenharia de Produção e Transportes da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que debaterá a mobilidade urbana e como o tempo de deslocamento nas cidades pode melhorar; e Luisa Madruga, representante do Pnuma em economia verde, que tratará da iniciativa global para cidades eficientes.

Plataforma de Diálogos CBCS

O 6º SBCS traz uma novidade para esse ano: um canal de comunicação virtual chamado Plataforma de Diálogos, destinado ao debate de questões relevantes ao universo da construção sustentável. Para participar, os interessados devem acessar o site do SBCS13, clicar em “Diálogos Prévios” e efetuar o cadastro.

Agenda

Data: 17 de setembro de 2013, terça-feira
Horário: das 8h às 18h
Local: Fecomércio – Rua Dr. Plínio Barreto, 285.
Inscrições por e-mail: www.sbcs13.cbcs.org.br
Vagas limitadas
Telefones: 11 4191-0665
Informações pelo site CBCS: www.cbcs.org.br


Fonte:CBCS

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan