Holanda terá o maior estacionamento de bicicletas do mundo

captura_de_pantalla_2013_07_31_a_las_04114Via Plataforma Urbana

12.500 bicicletas. Esta será a capacidade do próximo estacionamento de bicicletas em construção na cidade de Utrecht, Holanda, país muito reconhecido por sua cultura em torno da bicicleta e suas políticas de transportes e infraestrutura.

O estacionamento de bicicletas com três níveis faz parte de um projeto ainda maior: a Praça da Estação Leste, que com uma esplanada e o maior centro comercial dos Países Baixos, tornar-se-á a nova entrada ao centro histórico da cidade e, segundo seus arquitetos, será a praça mais sustentável da Europa.

Localizado às margens do Reno e com cerca de 300 mil habitantes, Utrecht é a quarta cidade mais importante do país e destaca-se como um dos melhores exemplos da morfologia de uma cidade histórica e monumental. Em seu centro histórico encontra-se a catedral católica de St. Martin, do século XIV (que tem a torre mais alta do país), entre outras belas catedrais e igrejas.

Com o objetivo de cobrir este serviço para grande parte da população que utiliza bicicletas diariamente como meio de transporte, a proposta da Praça da Estação Leste foi apresentada pela primeira vez em 2011 pelo escritório de arquitetura Ector Hoogstad (EHA) que a desenvolveu, em colaboração com os arquitetos paisagistas Sant & Co. e Royal Haskoning DHV, ARUP e DGMR. Finalmente, em julho deste ano, o prefeito e o Conselho de Utrecht aprovaram sua construção.

Atualmente, o estacionamento está em um estágio avançado de construção e sua inauguração é prevista para 2014. Já a praça e o espaço comercial estarão prontos em 2018. Para 2030, um plano urbanístico para o mesmo lugar, contempla a criação de escritórios municipais e uma estação ferroviária.

As bicicletas serão armazenadas em duas alturas, em cada um dos três níveis de estacionamento. Sobre o projeto, Joos Ector, um dos arquitetos, disse: "O que está em jogo neste plano é uma adição de qualidade para desembaraçar o nó logístico e proporcionar uma nova organização que deixe espaço para se viver a cidade de uma maneira agradável".

A seguir o vídeo que evidencia que as bicicletas são o meio de transporte mais importante nesta cidade e por isso a demanda de um estacionamento de tal magnitude.

Artigo Original via Plataforma Urbana.
Tradução: Eduardo Souza.

Cita:Francisca Codoceo. "Holanda terá o maior estacionamento de bicicletas do mundo" 08 Sep 2013. ArchDaily. Accessed 9 Set 2013. http://www.archdaily.com.br/br/01-139450/holanda-tera-o-maior-estacionamento-de-bicicletas-do-mundo?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=4b954da5fd-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-4b954da5fd-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan