Convocatória do Concurso “Museu Internacional de Astronomia IMOA” para estudantes e jovens arquitetos

Cortesia de Arquideas                                                                Cortesia de Arquideas

Arquideas é uma comunidade de estudantes e jovens profissionais arquitetos que tem como objetivo difundir o talento e a criatividade destes jovens contribuindo, assim, com a aproximação das esferas acadêmica e profissional.
O objetivo deste concurso para estudantes e jovens arquitetos, intitulado Museu internacional de Astronomia (IMOA) no Atacama (Chile), é a criação de um centro de aprendizagem e observação do céu para os entusiastas do turismo astronômico. Este tipo de atividade, que atrai anualmente milhares de turistas ao Chile, pode ser profissional ou amadora e busca o prazer oferecido pela experiência de aprendizagem e descobrimento do céu.
Mais detalhes sobre o concurso, a seguir.
O Museu internacional de Astronomia (IMOA) será um foco turístico de nível global para todas as pessoas interessadas em observação astronômica, onde poderão enriquecer seus conhecimentos e trocar experiências.
Atualmente, o Chile é considerado um dos países mais desenvolvidos nesta área, com doze estações de pesquisa científica, das quais cinco de caráter turístico.

Atacama1                  ALMA, ESO
Tal característica ocasionou o surgimento do turismo astronômico no Chile, um novo tipo de turismo que atrai pessoas de todas as idades e religiões.

PROGRAMA
Alguns usos sugeridos:
- Salas de exposições
- Salas de projeções
- Espaços de visualização
- Salas de conhecimento
- Planetário
- Loja especializada
- Restaurante/Cafeteria
- Área de partida de excurções 
- Estacionamento

LOCALIZAÇÃO
O Museu Internacional de Astronomia (IMOA) se localizará a leste de San Pedro de Atacama, pequeno povoado de cerca de 2500 habitantes situado na Segunda Región de Antofagasta.
Atacama3                           Paisagem do deserto: Lagoa Miscanti

PARTICIPANTES
Podem participar estudantes de arquitetura ou cursos relacionados (de graduação ou pós-graduação), assim como recém formados (há menos de 2 anos), individualmente ou em equipes de até quatro pessoas.
O concurso é de âmbito internacional.

PRÊMIOS
- PRIMEIRO LUGAR: 3.750 euros + Entrevista no site Plataforma Arquitectura + Publicação no site Plataforma Arquitectura + Publicação nas revistas WA Wettbewerbe Aktuell e Ottagono + Assinatura gratuita por um ano das revistas WA Wettbewerbe Aktuell, Paisea e Ottagono (digital). O vencedor ou representante da equipe fará parte do júri do próximo concurso Arquideas para estudantes de arquitetura.
SEGUNDO LUGAR: 1.500 euros + Publicação no site Plataforma Arquitectura + Publicação nas revistas WA Wettbewerbe Aktuell e Ottagono + Assinatura gratuita por um ano das revistas WA Wettbewerbe Aktuell, Paisea e Ottagono (digital).
TERCEIRO LUGAR: 625 euros + Publicação no site Plataforma Arquitectura  + Publicação nas revistas WA Wettbewerbe Aktuell e Ottagono + Assinatura gratuita por um ano das revistas WA Wettbewerbe Aktuell, Paisea e Ottagono (digital).
Serão concedidas até cinco menções honrosas para as propostas mais interessantes, que serão publicadas na revista WA Wettbewerbe Aktuell.

Atacama2                    Paisagem do deserto: Salar en Atacama

CRONOGRAMA
14 de outubro de 2013 - Início das inscrições antecipadas + Abertura das consultas
29 de novembro de 2013 -  Término das inscrições antecipadas
30 de novembro de 2013 - Início das inscrições regulares 
16 de janeiro de 2014 - Término das inscrições regulares  23 de janeiro de 2014 - Término das consultas
31 de janeiro de 2014 - Data limite para a entrega das propostas 28 de fevereiro de 2014 - Divulgação dos resultados na internet + Exposição virtual

TAXAS
- Inscrições antecipadas  (de 14 de outubro de 2013 a 29 de novembro de 2013)
50 euros: inscrição individual
75 euros: inscrição das equipes (de 2 a 4 membros)
- Inscrições regulares (de 30 de novembro de 2013 a 16 de janeiro de 2014)
75 euros: inscrição individual
100 euros: inscrição das equipes (de 2 a 4 membros)

JÚRI
Cazú Zegers, Arquiteta do Cazú Zegers Arquitectura
Adrian Welch, Editor Chefe do e-architect.co.uk
Pola Mora, Editroa Chefe do site Plataforma Arquitectura
María Langarita, Professora de Projeto no ETSA de Madri e EPSA de Alicante
Viktor Nilsson, Membro da equipe vencedora do concurso IGC Bruselas
Pierre Maccario, Membro da equipe vencedora do concurso IGC Bruselas

CONSULTAS
Até 23 de janeiro as consultas podem ser enviadas para o e-mail: competitions@arquideas.net

Fonte:Cabezas, Constanza. "Convocatória do Concurso “Museu Internacional de Astronomia IMOA” para estudantes e jovens arquitetos" [Convocatoria Concurso para estudiantes y jóvenes arquitectos “Museo Internacional de Astronomía IMOA en el Desierto de Atacama”] 31 Oct 2013.http://www.archdaily.com.br/br/01-149754/convocatoria-do-concurso-museu-internacional-de-astronomia-imoa-para-estudantes-e-jovens-arquitetos

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan