IAB-RS debate programa "Minha Casa Minha Vida"

Habilite as imagens.

Na próxima quarta-feira, dia 23 de outubro, às 19h30, o IAB-RS, debate sobre o programa “Minha Casa Minha Vida”. Para este debate do ciclo Desafios Urbanos do IAB-RS se propõe o tema N°7 do documento 10 pontos por um projeto de cidade: “Habitação com qualidade e integração das comunidades”.
É desejo IAB-RS, neste contexto pouco pacífico, mas ineditamente potente da produção habitacional do país, de discutir a promoção da moradia popular a partir do Programa Minha Casa Minha Vida. Na discussão, serão considerados os efeitos sobre o território e as comunidades urbanas, como seus desdobramentos profissionais sobre projeto e o planejamento para os arquitetos. Também serão relevadas as implicações sociais, políticas e culturais para a população brasileira, especialmente para as famílias que, historicamente, têm encontrado apenas no Estado o acesso à moradia.
No documento “10 pontos por um projeto de cidade”, o item 07 do foca-se no tema “Habitação Social”, “Habitação com qualidade e integração das comunidades”. No documento, o instituto defende a necessidade de valorizar projetos habitacionais que priorizem a inserção da habitação de interesse social no tecido urbano existente construindo bairros e não guetos.  Também, salienta a importância de garantir o direito à cidade, entendido como acesso à habitação, ao transporte, aos equipamentos urbanos e comunitários, ao trabalho, à renda e a um ambiente equilibrado para todos os cidadãos. Ainda salienta a necessidade de projetar e construir moradias que considerem as diversidades paisagísticas, climáticas e topográficas, assim como as diversas composições familiares das populações.
É visando esta perspectiva ampla que se apresentam os convidados, representando, de certa forma, vertentes da profissão do arquiteto, da pesquisa sobre o tema, da gestão do Programa e da militância na questão habitacional. Assim, participarão da mesa:
- Julia Wartchow, Arquiteta e Urbanista, mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS e pesquisadora do Observatório das Metrópoles. Sua dissertação de mestrado foi sobre o acesso à terra por parte de cooperativas habitacionais na Região Metropolitana de Porto Alegre, dentro dos programas Crédito Solidário e Minha Casa Minha Vida;
- Alvaro Pedrotti, arquiteto e urbanista formado pela UFRGS, diretor da SEHAB-RS de 1999 a 2002, atualmente cursa Especialização Arquitetura da Habitação de Interesse Social na PUCRS, trabalha com grupos organizados a elaboração e implantação de Projetos de Habitação de Interesse Social desde 2005.
- Eduardo Solari, uruguaio, músico e escritor autodidata, residente há 12 anos no Brasil. Interveio em varias ocupações urbanas, entre elas, na que hoje é o Assentamento Urbano Utopia e Luta, no centro histórico de Porto Alegre. Atualmente, está comprometido com o projeto das redes de Autogestão comunitárias, proposto pela COOPSUL, a qual preside.
- Eduardo Speggiorin, Arquiteto e Urbanista, formado em 1987 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desde 1992 atua na área de engenharia e arquitetura da Caixa Econômica Federal. Atualmente coordena a área de avaliações, normas e padrões técnicos de engenharia e arquitetura da GIDUR/PO Gerência de Desenvolvimento Urbano e Rural Porto Alegre.
- Alexandre Pereira Santos será o mediador. É arquiteto e urbanista, sócio da empresa 3C Arquitetura e Urbanismo e mestrando da UFPEL. Desenvolve pesquisa na área dos Sistemas Configuracionais Urbanos sobre forma da cidade enquanto processo social, especialmente através das suas contradições, relações com a pobreza e ambiente natural através da modelagem das dinâmicas urbanas.

Serviço:

Quarta no IAB - Debate Minha Casa Minha Vida
Dia: 23/10/2013
Local: Solar do IAB (Rua General Canabarro, 363, Centro)
Horário: 19h30
Entrada Franca e Aberta ao público

Fonte: http://www.iab-rs.org.br

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan