Lançamento do livro “Walkscapes, o caminhar como prática estética” no Studio-X Rio

Nesta quinta-feira, 10 de outubro, o Studio-X Rio promove o lançamento do livro “Walkscapes, o caminhar como prática estética”, de Francesco Careri, que trata o ato de caminhar como uma arquitetura da paisagem. Caminhar como uma forma autônoma de arte, um ato primário na transformação simbólica do território, um instrumento estético de conhecimento e uma transformação física do espaço, convertido em intervenção urbana.

Do nomadismo primitivo ao Dadá e ao Surrealismo, do Manifesto Letrista à Internacional Situacionista, do minimalismo à Land Art, o livro narra a percepção da paisagem através da história da cidade percorrida.

No lançamento da edição em português pela Gustavo Gilli, haverá palestra do autor e da artista Vivian Caccuri, que realiza explorações acústicas da cidade.

Francesco Careri
Arquiteto e professor do departamento de estudos urbanos da Università degli Studi Roma Tre. Foi cofundador, em 1995, do Laboratorio d'Arte Urbana Stalker/Osservatorio Nomade e, desde 2006, é professor do laboratório de projetos e do curso de artes cívicas da faculdade de arquitetura da Università degli Studi Roma Tre.

Vivian Caccuri
Performances, instalações sonoras, gravações, trabalhos em papel e vídeo são meios que a artista utiliza para explorar o caráter acústico das cidades e da memória do observador. Vivian é também mestre em Estudos do Som Musical pela UFRJ, trabalha na Bhering e está expondo no 33 Panorama de Arte Brasileira do MAM de São Paulo. 

Data: 10 de outubro, quinta-feira
Horário: 18h30
Endereço: Praça Tiradentes, 48 – Centro, Rio de Janeiro - RJ

Via: Studio-X Rio

Fonte:Romullo Baratto. "Lançamento do livro “Walkscapes, o caminhar como prática estética” no Studio-X Rio" 08 Oct 2013. ArchDaily. Accessed 9 Out 2013.  http://www.archdaily.com.br/br/01-145081/lancamento-do-livro-walkscapes-o-caminhar-como-pratica-estetica-no-studio-x-rio?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=5f94de20e1-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-5f94de20e1-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan