O futuro (incerto) de Brasília em discussão

FAU Brasília

Brasilia

"Você já imaginou se na 901 norte fossem erguidos hotéis de mais de 40m de altura, rompendo com a lógica das escalas de Brasília? Já pensou se o gramado central do Eixo Monumental Oeste desse lugar a centros de treinamento e restaurantes? O que você acha de ministérios ocupando um espaço originalmente de uso comunitário nas Entrequadras? E se as escolinhas nas Superquadras forem substituídas por instituições da rede privada? E que tal o Parque de Ciência e Tecnologia, público, ser transformado em um pólo de rádio e TV privado?

É o que o GDF e seus patrocinadores da indústria da construção civil estão planejando pra você. O PPCUB (Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília) define o futuro da nossa cidade e terá a ÚLTIMA discussão dia 17 de outubro (quinta-feira), às 9h30, em audiência pública do Poder Executivo no Auditório da Câmara Legislativa.

Para esclarecer o que anda sendo feito sem que você saiba, os alunos e professores da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília), com apoio do movimento Urbanistas por Brasília, vão realizar um workshop cujo objetivo é entender os pontos mais polêmicos desse documento que o GDF quer ver aprovado a todo custo pela CLDF até novembro.

O objetivo do workshop é discutir e elucidar os elementos centrais do labiríntico PPCUB, entender quais são as principais críticas e quais consequências trará para a área tombada de Brasília e entorno.

Brasília está mais perto do que nunca de perder seu título de patrimônio cultural da humanidade. A UNESCO, em 2012, já deu o alerta e recomendou a paralisação e revisão do PPCUB.

O GDF ignora a importância e a sensibilidade da área tombada e, com seus ouvidos moucos, também planeja construir uma nova cidade - maior que Taguatinga, Ceilândia e Samambaia juntas - em terras de Luiz Estevão. O discurso desenvolvimentista alimenta as esperanças de quem quer uma cidade melhor, mas não oferece nada além de expansão da indústria imobiliária, altas densidades, falsa sustentabilidade, ausência de projeto sério e preciso, descaso com o transporte público e um ainda mais intenso caos urbano.

Cansou de ladainha? Vem com a gente!

Workshop PPCUB
Terça às 18h e
Quarta às 14h30 na pracinha FAU.

Fonte: http://www.asbea.org.br/escritorios-arquitetura/noticias/o-futuro-incerto-de-brasilia-em-discussao-300101-1.asp

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan