IAB-SC divulga vencedores do Prêmio para Estudantes Graduandos em Arquitetura e Urbanismo do Estado de Santa Catarina

Quatro propostas foram premiadas e duas levaram menções honrosas na competição. Veja todos os vencedores

Rodrigo Louzas, do Portal PINIweb
11/Novembro/2013



                                                               
 
O Departamento de Santa Catarina do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SC) divulgou na última sexta-feira (8) os vencedores do 1º Prêmio para Estudantes Graduandos em Arquitetura e Urbanismo do Estado de Santa Catarina, realizado em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e a Editora PINI. A iniciativa visou melhorar a qualidade do ensino por meio do envolvimento das escolas e da projeção dos trabalhos, criando uma concorrência sadia.
Ao todo, quatro projetos foram premiados, levando R$ 3 mil cada, mais a divulgação do trabalho e a assinatura da Revista AU - Arquitetura e Urbanismo. O concurso também selecionou duas menções honrosas.
Um dos vencedores, a proposta do estudante Tales Rocha de Silvestre, orientado pelo professor Miguel Angel Pousadela, prevê a requalificação do centro histórico da cidade de Içara na Região Sul do Estado de Santa Catarina. A proposta, chamada de KM 47, abriga a construção de um auditório de 6.400 m², uma edificação comercial de 80 mil m², uma escola técnica e um mercado ambos com 30 mil m², uma rodoferrovia de 3.900m², um museu de 1.800 m², uma biblioteca de 2 mil m² e quatro volumes residenciais de quatro andares cada. Segundo o estudante, a proposta foi pensada "como um espaço 'liquido' em que o térreo promove a interação social direta, o espaço público do Parque e seus equipamentos".
Outro vencedor, o projeto Nova Centralidade em Itajaí, Santa Catarina, do estudante Arnon Rodrigues, orientado pela professora Lisete Assen de Oliveira, propõe, de acordo com o estudante, novos padrões morfológicos e o aumento da densidade na área da cidade. Pela proposta serão construídos fazendas verticais, um parque tecnológico em torno a Rio Itajaí Mirim, um edifício de estacionamentos e um circuito de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). Para Arnon Rodrigues, a morfologia foi pensada para fazer a transição do tecido proposto e o já existente.
Orientado pelos professores Katiane L. Balzan e Alexandre M. Matiello, o trabalho de Renato Slomski, por sua vez, propõe a requalificação da área central da cidade de Chapecó, Santa Catarina. O projeto prevê a construção de um novo shopping popular e um centro cultural, além da relocação da Escola Estadual Marechal Bormann. O partido arquitetônico escolhido para a proposta foi criar um "eixo de interação" entre os novos espaços e os já existentes.
A requalificação do município de Santa Cecília, em São Paulo, projetado pelo estudante Vinicius Sordi Libardoni, orientado pela professora Maria Inês Sugai, visa "criar uma nova dinâmica espacial geradora de vitalidade urbana e qualidade de vida". A proposta prevê a relocação do complexo "galpão dos folias". Com isso, segundo o estudante, pretende-se reverter a lógica do conjunto isolado na periferia da cidade, trazendo-o para o centro e o consolidando neste espaço.
Uma das Menções Honrosa do prêmio foi dada para o projeto da Amanda Gonçalves P. de Souza, orientado pelo professor Jader Afonso Savi Mondo. A proposta do Mercado Público de Imbituba, Santa Catarina, teve como objetivo base, utilizar a arquitetura como desenvolvedora e fortalecedora de relações sociais, comerciais e culturais. O terreno de 3.480 m² de área receberá, pelo projeto, a volumetria de três grandes blocos centrais. Com predominância de linhas horizontais, o complexo possui fachada envidraçada e cobertura metálica. Com medidas sustentáveis, o Mercado Público de Imbituba possui, segundo o estudante, um "design inovador, propiciando aos moradores e turistas um local que celebra a harmonia entre o ambiente construído e o ambiente natural e entre as pessoas, as plantas e os animais".
O ganhador da segunda Menção Honrosa do prêmio foi o projeto de Tiago Nazario de Wergenes que contou com orientação da profissional Neusa Mariza Leite Rodrigues Félix. Pela proposta, o estudante planejou a construção do Centro Cultural em Faxinal Dos Guedes, em Santa Catariana, em uma área de 5985,6m². O complexo será dividido em dois volumes com alturas e formatos distintos com fachada envidraçada. Pelo projeto será construído, além do auditório, salas de aula, biblioteca, espaços para oficinas e um café.

Fonte: http://au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/noticias/iab-sc-divulga-vencedores-do-premio-para-estudantes-graduados-em-arquitetura-301273-1.aspx

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan