Lançamento do “Manual ProAcústica sobre a Norma de Desempenho”

A ProAcústica acaba de finalizar a edição do “Manual”,  um guia prático sobre os capítulos relacionados à área de acústica da NBR 15575  Edificações habitacionais - Desempenho. A publicação será lançada no dia 02/12/13, durante o Encontro de Associados.

                                                A ProAcústica acaba de finalizar a edição do “Manual ProAcústica sobre a Norma de Desempenho”, um guia prático sobre os capítulos relacionados à área de acústica em edificações da NBR 15575:2013 - Edificações habitacionais – Desempenho. O Manual será lançado no dia 2 de dezembro, durante o Encontro Associados ProAcústica 2013. Com autoria dos engenheiros Juan Frias Pierrard, consultor técnico da entidade, e Davi Akkerman, presidente da ProAcústica, que também fez a revisão técnica, o Manual tem como objetivo orientar os profissionais de construção civil sobre os parâmetros e exigências da norma no campo da acústica.

A publicação é composta de 31 páginas e cinco capítulos, que tratam instalações, equipamentos prediais e sistemas hidrossanitários; sistemas de pisos; sistemas de vedações verticais internas (paredes); sistemas de vedações verticais externas (fachadas) e sistemas de coberturas. De acordo com a engenheira Maria Angélica Covelo Silva, diretora da NGI Consultoria e Desenvolvimento, que escreveu o prefácio do Manual, o desempenho acústico das edificações, em vários países, acabou se tornando exigência de leis e códigos de obras, tendo em vista seu impacto sobre a saúde humana.

No Brasil, no entanto, os critérios de conforto acústico foram relegados a um segundo plano, em virtude de um movimento de “racionalização” da construção, que acabou resultando em redução de espessuras de paredes, lajes, pisos, etc. levando a uma perda do desempenho acústico que, ainda que intuitivamente, os sistemas tradicionalmente usados, até os anos 1980, tinham. A NBR 15575:2013 vem agora resgatar a questão do desempenho acústico e chamar a atenção para a sua importância. “Este Manual esclarece aos agentes de especificação, projeto e construção o que fazer para cumprir cada requisito. Cabe agora a todos os envolvidos, efetivamente, incorporarem essa nova cultura às práticas de desenvolvimento de novos empreendimentos residenciais”, destaca Maria Angélica.

Manual ProAcústica sobre a Norma de Desempenho | Guia prático sobre cada uma das partes relacionadas à área de acústica nas edificações da Norma ABNT NBR 15575:2013 Edificações habitacionais - Desempenho

Realização | ProAcústica Associação Brasileira para a Qualidade Acústica

O Manual ProAcústica está disponível em:

Versão Impressa | solicitações podem ser feitas pelo Fale Conosco

Versão Eletrônica | donwload do arquivo PDF

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan