Projeto do IPHAN celebra obra do mestre Aleijadinho

Courtesy of IPHAN
Courtesy of IPHAN
 
Marcando o bicentenário de morte do gênio barroco brasileiro Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, a cidade mineira de Congonhas inaugura, na próxima segunda-feira, 18 de novembro às 20h, o projeto de iluminação cênica do conjunto de 64 esculturas em tamanho natural esculpidas pelo Mestre, entre 1796 e 1799, pintadas por Xavier Carneiro e Manoel da Costa Athayde.

O projeto, iniciado há sete anos com o Programa Monumenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), teve investimento de cerca de R$ 2 milhões, empregados na restauração arquitetônica do conjunto composto pelo Santuário, Capelas dos Passos e do casario remanescente da antiga romaria no Beco dos Canudos. Também foi realizada a restauração das esculturas em cedro e requalificação urbana do entorno do Santuário, além da restauração das pinturas parietais que compõem as cenas da Paixão de Cristo.

A execução da iluminação cênica das capelas tem por objetivo destacar as cenas em sua plenitude, permitindo uma leitura singular das expressões das figuras entalhadas em madeira, do movimento e da perfeição dos traços que evocam cenas de drama teatral. A instalação luminotécnica, que funcionará de terça-feira a domingo, até as 20h30, encerra a série de trabalhos de restauração, conservação e valorização do Conjunto Arquitetônico, Paisagístico e Escultórico do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos.

Convite_congonhas
Courtesy of IPHAN
O Mestre Aleijadinho
Filho de Manuel Francisco Lisboa, mestre-de-obras português, com uma escrava, Antônio Francisco Lisboa nasceu em Vila Rica (hoje Ouro Preto) no ano de 1738 e faleceu aos 76 anos, em 1814. Iniciou sua vida artística ainda na infância, observando o trabalho de seu pai que também era entalhador.

Começou a desenvolver uma doença gravíssima degenerativa que lhe deformou o corpo e os membros, sobretudo as mãos, causando enorme sofrimento, por volta dos 40 anos de idade e, aos poucos, foi perdendo os movimentos dos pés e mãos. Para trabalhar, pedia a um ajudante para amarrar as ferramentas em seus punhos para poder esculpir e entalhar, demonstrando um esforço fora do comum para continuar com sua arte. Mesmo com todas as limitações, continuou trabalhando na construção de igrejas e altares nas cidades de Minas Gerais.

Principais obras:

Talha
- Retábulo da capela-mor da Igreja de São Francisco em São João del-Rei
- Retábulo da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto
- Retábulo da Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto

Arquitetura
- Projetos de fachadas de das igrejas de São Francisco e Nossa Senhora do Carmo, em Ouro Preto

Escultura
- Conjunto de esculturas do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos

Para mais informações sobre a inauguração do projeto, por favor, visite a página do IPHAN.


    Fonte:Romullo Baratto. "Projeto do IPHAN celebra obra do mestre Aleijadinho" 16 Nov 2013. ArchDaily. Accessed 17 Nov 2013http://www.archdaily.com.br/br/01-153599/projeto-do-iphan-celebra-obra-do-mestre-aleijadinho?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=9a6b9aac2a-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-9a6b9aac2a-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan