Cinema e Arquitetura: "The Human Scale"

The Human Scale
Hoje em dia 50% da população mundial vive em zonas urbanas e no ano 2050 esta porcentagem aumentará para 80%. A vida nas grandes cidades é atrativa e problemática ao mesmo tempo. Hoje enfrentamos o auge do petróleo, o câmbio climático, a solidão e graves problemas de saúde devido ao nosso estilo de vida. Mas por que isso acontece?
Jan Gehl, arquiteto e professor dinamarquês, estudou o comportamento humano nas cidades durante 40 anos. Documentou como as cidades modernas repelem a interação humana e garante que podemos começar a construir cidades de uma maneira que as necessidades humanas da inclusão e intimidade sejam levadas em conta.
Apresentamos o documentário  "The Human Scale", do diretor Andreas Dalsgaard. Mais detalhes na continuação.

Veja o vídeo: http://thehumanscale.dk/



FICHA TÉCNICA
Direção: Andreas Dalsgaard
Produção: Signe Byrge Sørensen para Final Cut for Real País: Dinamarca Ano: Novembro 2012
Duração: 77 min. Gênero: Documentário


SINOPSE
The Human Scale questiona nossas suposições sobre a modernidade, explorando o que acontece quando colocamos as pessoas no centro de nossas equações.

001

Durante 40 anos o arquiteto dinamarquês Jan Gehl estudou sistematicamente o comportamento humano nas cidades. Seu ponto de partida foi um interesse nas pessoas, mais que nos edifícios, no que ele chamou de "a vida entre os edifícios".
003

O que aconteceu para que existissem? Quando se destruíram? Como eles podem se recuperar? Isso o levou a estudar a forma como os seres humanos usam as ruas, como caminham, olham, conhecem, interagem, etc.
005

Jan Gehl também se vale de estatísticas, mas as perguntas que faz são diferentes. Por exemplo: Quantas pessoas passam por esta rua num período de 24 horas? Qual porcentagem dos que passam são pedestres? Quantos estão conduzindo automóveis ou bicicletas? Quais partes da rua estão autorizados a ocupar os diferentes grupos? A rua está funcionando bem para todos os usuários?
004

Jan Gehl fez seus primeiros estudos na Itália e mais tarde inspirou o planejamento de Copenhaguen. Suas ideias inspiraram a criação de ruas exclusivas para pedestres, a construção de ciclovias e a re-organização dos parques, praças e outros espaços públicos ao longo da cidade e em muitas outras cidades da região nórdica.
006

Em todo o mundo cidades como Melbourne, Dhaka, Nova York, Chongqing e Christchurch estão se inspirando na obra de Gehl para imitar o êxito do espaço urbano de Copenhague.

* Mais sobre o documentário no seguinte link.

Fonte:Tomás, José. "Cinema e Arquitetura: "The Human Scale"" [Cine y Arquitectura: "The Human Scale"] 27 Dec 2013. ArchDaily. (Pedrotti, Gabriel Trans.) Accessed 28 Dez 2013.  http://www.archdaily.com.br/br/01-163849/cinema-e-arquitetura-the-human-scale?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=1d1f22b5b1-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-1d1f22b5b1-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan