Dia do Arquiteto e Urbanista é tema de campanhas e eventos pelo Brasil

Data homenageia 107.000 profissionais ativos no Brasil e marca o aniversário de nascimento de Oscar Niemeyer

Oscar

No próximo domingo, 15 de dezembro, comemora-se o Dia do Arquiteto e Urbanista. No Brasil, segundo dados do CAU/BR, hoje existem mais de 107.000 profissionais no Brasil que se dedicam à construção das cidades e da morada humana. Para comemorar a data, o CAU/BR e os CAU/UF estão realizando uma série de campanhas e eventos.

Nesta semana, o CAU/BR lança uma campanha que lembra a luta de toda uma geração de profissionais pela criação de um conselho próprio. Homenageando grandes figuras como Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, Lucio Costa e Vilanova Artigas, o filme destaca algumas realizalções de 2013, como o Censo dos Arquitetos e Urbanistas e o Código de Ética. A campanha será veiculada em rede nacional na TV e também pela internet durante esta semana. Veja o vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=vEKgo2dCfH0

Além da campanha nacional, haverá vários eventos pelo país lembrando a data. Em Goiânia, o CAU/GO promove até o dia 13 extensa programação sob o tema “A Arquitetura da Cidade”, com paineis que vão discutir o papel do CAU, reforma urbana e a ocupação de Goiânia. Estes trabalhos são voltados tanto aos profissionais arquitetos e urbanistas, quanto à sociedade civil organizada, movimentos populares e estudantes. Leia aqui.

Em Porto Alegre, a Semana de Arquitetura 2013, realizada pelo IAB, receberá uma série de atividades especiais voltadas para os profissionais da área e aos interessados nos temas da arquitetura e da cidade com muito conteúdo, mas também com alegria e descontração. O presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, vai participar do evento CAU apresentando palestra de avaliação das atividades realizadas pelo CAU nesses dois anos de existência. Também estão programados debates, palestras, lançamento da revista, posse da nova diretoria e confraternizações. Saiba mais aqui.

Na quinta-feira, em São Paulo, a Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA) lança no dia 12 de dezembro o livro “40 anos de Arquitetura Brasileira”, em comemoração ao aniversário da entidade, criada em 1973. Na ocasião também será apresentado o Planejamento Estratégico da entidade para 2014. Veja aqui.

O Sindicato dos Arquitetos do Rio de Janeiro (SARJ) também possui uma programação intensa: no dia 11, será realizada a mesa redonda “Contratação de Projetos e Obras Públicas: a Revisão da Lei 8666 e dos Concursos Públicos”. Dia 12/12, o auditório do Centro Cultural Light será palco da homenagem aos arquitetos e urbanistas do ano. Uma festa do Clube dos Macacos, no Jardim Botânico, encerra as comemorações.

No sábado, o IAB-CE, com apoio do CAU/RJ, realiza uma feijoada para os profissionais de Arquitetura e Urbanismo do estado. Veja aqui. No Amazonas, haverá o 2º Seminário de Arquitetura e Urbanismo de Manaus, promovido pelo CAU/AM, IAB-AM, Sindarq-AM, AsBEA e FeNEA. A programação busca fazer com que os participantes conheçam melhor as entidades de classe e as novas tecnologias por elas utilizadas, para que possam tirar suas dúvidas relativas ao mercado de trabalho, e que possam discutir acerca de temas atuais e de forte impacto no setor e na cidade de Manaus. Saiba mais aqui.

Até o dia 18 de dezembro acontece em Curitiba a I Semana da Arquitetura e Urbanismo do Paraná, evento que em sua primeira edição tem como slogan “Cultura e Cidadania”. Estão programadas atividades culturais como Mostra de Cinema e Exposição Fotográfica, bem como debates e mesas redondas com temas que vão da revisão do Plano Diretor de Curitiba, passando por debate sobre patrimônio histórico e chegando até a apresentação do projeto do Metrô curitibano. Durante a Semana serão instalados em espaços públicos específicos da cidade – como Teatro Guaíra, Reitoria da UFPR, Teatro Paiol – painéis com o tema “Aqui tem Arquitetura”, os quais vão apresentar à sociedade o arquiteto autor do projeto em cena. Saiba mais aqui.

CAMPANHAS – O Conselho de Arquitetura e Urbanismo também mobiliza cidadãos de várias partes do país com campanhas publicitárias de grande alcance. Em Porto Alegre, o CAU/RS colocou em 40 ônibus lotação que circulam pela capital gaúcha propaganda em homenagem aos profissionais de Arquitetura e Urbanismo. “Cidades bem planejadas, pessoas mais felizes” é o mote da campanha, que está sendo veiculada com o objetivo de valorizar os profissionais gaúchos, responsáveis por projetar o futuro e dar forma a espaços construídos. Além disso, no dia 16 o programa de rádio Ciranda da Cidade, da Band AM, será transmitido ao vivo do CAU/RS durante a 32ª sessão plenária, com a presença do presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro. No mesmo dia, também da cerimônia de inauguração da sede própria do CAU/RS, na rua Dona Laura, bairro Rio Branco, em Porto Alegre.

                                                                    Quarenta ônibus com propaganda do CAU/RS sobre o Dia do Arquiteto circulam por Porto Alegre

Em Santa Catarina, o CAU/SC está realizando uma campanha na TV sobre o Dia do Arquiteto. “Desde sua criação, o Conselho tem trabalhado para conscientizar e informar a sociedade acerca da função social dos arquitetos e urbanistas. A mídia televisiva é uma ferramenta importante para que se alcance este objetivo”, afirmou o presidente Ronaldo de Lima. Veja abaixo o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=0-eaolUGt0U

Fonte: http://www.caubr.gov.br/?p=17861

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan