Exposição "Santiago Calatrava: The Metamorphosis of Space"

A grande abertura da exposição Santiago Calatrava: The Metamorphosis of Space aconteceu no dia 4 de dezembro, no espaço monumental do Braccio di Carlo Magno. A mostra permanece aberta até 20 de fevereiro de 2014.
A exposição, patrocinada pelos Museus do Vaticano e pelo Pontifício Conselho de Cultura e com curadoria de Micol Forti, apresenta uma coleção de aproximadamente 140 obras, mostrando as complexas produções artísticas do famoso arquiteto e engenheiro espanhol.
A seleção de modelos arquitetônicos é acompanhada pelos estudos correspondentes, mas também por aquarelas, criadas a partir de inspirações completamente independentes da gênese dos projetos. Além disso, está em exposição uma rica antologia de esculturas, desde algumas monumentais até algumas de escala reduzida, feitas de bronze, mármore, alabastro e madeira.
A combinação de obras que pertencem a distintos meios artísticos, embora estreitamente relacionadas, direciona o olhar do observador a diferentes níveis de interpretação dos volumes arquitetônicos.
01
Propriedade do Studio Calatrava © Santiago Calatrava
O grande modelo da Igreja Ortodoxa Grega St. Nicholas, em Nova Iorque, está localizada ao lado de vibrantes aquarelas onde o olhar do artista vageia entre os estudos de mosaico da cúpula de Santa Sofia em Istambul, o florescer de uma camélia, e um arco desenhado pela curva de uma folha de palmeira na frente da face de Cristo.
03
Propriedade do Studio Calatrava © Santiago Calatrava
As esplêndidas velas torcidas que dão vida ao projeto do Roma Palasport, para a Universidade de Tor Vergata, estão localizadas próximas a três maravilhosas pinturas de figuras agachadas: uma tensão quase inexpressiva, contida, dinâmica sobre o estudo das forças.
05
Propriedade do Studio Calatrava © Santiago Calatrava
A retidão das Malmö Towers é refletida no equilíbrio instável da esculturas próxima ao modelo.
O reflexo na face humana encontra completude na suavidade das esculturas de mármore e alabastro, na forma contida da Opera House de Tenerife, que parece se dissolver na transparência das superfícies coloridas de uma série de aquarelas geométricas.
O movimento é real quando, como uma pétala de flor, ele se abre e cria composições; quando ele modifica os padrões cromáticos do Moving Painting; quando ele transpõe o vazio com a torção da Ponte Buenos Aires. É um movimento visionário, mas não menos real por isso.
02
Propriedade do Studio Calatrava © Santiago Calatrava
A exposição também conta com um esplêndido modelo de plástico do ousado projeto para a St. John o Divino, também em Nova Iorque.
08
Propriedade do Studio Calatrava © Santiago Calatrava
O catálogo para a Edizioni Musei Vaticani tem introdução de Antonio Paolucci, Diretor dos Museus do Vaticano, com contribuição de Gianfranco Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho de Cultura; Antonella Greco, Professora de História da Arquitetura da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Roma; La Sapienza; e Micol Forti, curador das Coleções de Arte Contemporânea dos Museus do Vaticano.
Descrição das obras por Francesca Boschetti, Micol Forti, e Rosalia Pagliarani. Bibliografia por R. Pagliarani.
Fonte:Jordana, Sebastian. "Exposição "Santiago Calatrava: The Metamorphosis of Space"" [Santiago Calatrava: The Metamorphosis of Space] 25 Dec 2013. ArchDaily. (Baratto, Romullo Trans.) Accessed 30 Dez 2013http://www.archdaily.com.br/br/01-162904/exposicao-santiago-calatrava-the-metamorphosis-of-space

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan