I Semana da Arquitetura e Urbanismo do Paraná encerra debatendo “Arquitetura e resistência política”

Os arquitetos e urbanistas César Dorfman e Antonio Carlos Campelo Costa foram os convidados especiais do evento de encerramento da I Semana de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, realizado nesta quinta-feira, 18, no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba. Acompanhados do arquiteto e urbanista Irã Dudeque e do vereador de Foz do Iguaçu,Nilton Bobato (PCdoB), eles comandaram a mesa redonda “O arquiteto e a resistência política”.

debate arquitetura e resistência política

O centro do debate foi a participação efetiva de arquitetos e urbanistas na construção das cidades e a necessidade de participarem da política. “Citando nosso amigo Miguel Pereira, que infelizmente não pode estar conosco neste dia, se os arquitetos e urbanistas não começarem a fazer política, os políticos continuarão a fazer cidades”, citou Campelo.

debate arquitetura e resistência política

O Presente ao evento, o presidente do CAU/PR, Jeferson Dantas Navolar aproveitou para fazer um balanço da primeira edição da Semana da Arquitetura e Urbanismo. “Conseguimos reunir um público interessado e disposto a debater a arquitetura. Discutimos assuntos complexos como revisão do plano diretor de Curitiba, o projeto do Metrô curitibano, o meio ambiente e os espaços públicos bem como a preservação do patrimônio histórico, mas também tivemos eventos que traziam a arquitetura vinculada a cultura, como mostra de cinema, exposição fotográfica e passeios turísticos”. Ele citou ainda outra ação da semana, a intervenção dos espaços públicos que destacou os autores dos projetos como uma forma de valorizar a arquitetura e urbanismo. Navolar concluiu destacando que a segunda edição do evento está garantida ano que vem, contando com o apoio da Câmara de Vereadores de Curitiba e da Fundação Cultural de Curitiba, o qual será incluído no calendário oficial da cidade. O mesmo deverá ser oficializado em outras cidades para ser efetivamente um evento estadual.

jeferson dantas navolar

O evento de encerramento também foi escolhido para oficializar a assinatura do termo de adesão da Federação Panamericana de Associações de Arquitetos ao Pacto Global, firmada pelo presidente da FPAA, arquiteto e urbanista João Virmond Suplicy Neto, e pela representante oficial do Programa de Cidades nas Américas In Country Convenor do Pacto Global das Nações Unidas, Rosane de Souza.

assinatura da fpaa ao pacto global

Lançamento Havana 63, de César Dorfman

O encerramento do I Semana da Arquitetura e Urbanismo do Paraná foi marcada pelo lançamento e noite de autógrafos do livro Havana 63, do arquiteto e urbanista César Dorfman.
césar dorfman e laércio aráujo
césar dorfman e irã dudeque

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan