Regulamentação da profissão representa avanços para a Arquitetura e Urbanismo



No dia em quem se comemora o Dia do Arquiteto e Urbanista, 15 de Dezembro,  a classe tem muito a comemorar,  pois 2013 foi um ano de grandes avanços na regulamentação da profissão.
A aprovação da Resolução 51, que  define as atribuições privativas da Arquitetura e urbanismo,  do Código de Ética Disciplina e da Lei de Direitos Autorais, representam avanços  para os  profissionais que agora tem assegurada sua área de atuação, além de  critérios éticos e legais para seu exercício profissional. Ganha também a sociedade que pode contar com instrumentos legais que garantem maior segurança ao contratar um profissional.
“A  Arquitetura  e  Urbanismo  é  uma  profissão  regulamentada.  Essa  regulamentação  não  tem como  função  a  restrição  do  exercício  da  profissão  a  um  grupo,  mas sim,  garantir  que  o  exercício das atividades de Arquitetura e Urbanismo sejam feitas por profissionais habilitados e  capacitados  para  integrar  os  interesses  particulares  dos  clientes  ao  interesse  maior  da sociedade”, afirma o presidente do CAU-TO, Lucas Dantas.
No Tocantins, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/TO)  tem buscado acompanhar e participar das discussões referentes a Arquitetura e Urbanismo, a exemplo da revisão  do Código de Obras e Edificações de Palmas, em que o Conselho  organizou debate junto a Sociedade  Civil Organizada. Outra ação foi a notificação do Governo Estadual referente ao cumprimento do piso salarial, registro de obras, dentre outras irregularidades.
“Estamos em processo de consolidação do CAU/TO como órgão representativo da Arquitetura e Urbanismo,  queremos ser referência nas questões que envolvem tanto o exercício da profissão, bem como naquelas  relativas ao planejamento e desenvolvimento urbano”   ressaltou Dantas.

Valorização
Em razão das comemorações do Dia do Arquiteto, o CAU/TO  promove a partir deste sábado, 14, ação de valorização da categoria através da divulgação de peças publicitárias no site de notícias Portal CT (www.portalct.com.br), na rádio CBN, TV Anhanguera e mídias sociais.


0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan