Carbono Galeria abre exposição que relaciona arte e arquitetura em SP, com curadoria de Agnaldo Farias

Mostra discute relação entre arte e arquitetura com obras de artistas plásticos e arquitetos - Sala Hipostilo (2013), obra do arquiteto Carlos Teixeira feita de acrílico, aço, latão e madeira

ImageProxy (1)

Fotos: Flavio Teperman













  • Na noite desta terça-feira (04), a Carbono Galeria realizou a abertura da exposição “estudos, esboços e ensaios poéticos sobre arquitetura e territórios afins”, que fica em cartaz até 15 de março, em São Paulo. Com curadoria do arquiteto Agnaldo Farias, a mostra apresenta obras múltiplas idealizadas por arquitetos e artistas plásticos brasileiros – como Ruy Ohtake, Angelo Bucci e Guto Lacaz –, que contemplam os constantes encontros e cruzamentos entre as duas artes.
    As pesquisas acadêmicas do curador – que também é professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP) – serviram de base para a escolha do tema. “Na faculdade onde dou aula, uma das minhas linhas de investigação é justamente o nexo entre arte e arquitetura. Por conta disso, convidei arquitetos cujas obras têm uma preocupação estética diferenciada, que não incorrem em soluções esquemáticas e rotineiras, e artistas cujas investigações atravessam o campo da arquitetura, das cidades e dos objetos”, explica Agnaldo Farias.
    Cada um dos participantes desenvolveu um trabalho com uma visão criativa e pessoal sobre o assunto, seja através de sua impressão particular ou de sua trajetória profissional. “No caso dos arquitetos, acostumados a responder demandas concretas, houve quem tivesse lançado mão de estudos de extração mais poética – caso de Carlos Teixeira e Angelo Bucci –, enquanto Mario Figueroa e Ruy Ohtake transformaram em gravura uma espécie de súmula de alguns de seus projetos mais ousados”, comenta o curador.
    O convite a Guto Lacaz e José Rufino se deu pelo interesse de incluir o objeto e peças de mobiliário na coletiva, assim como a participação de outros artistas aprimoraram a discussão sobre o universo da cidade em suas obras. Para o curador, a mostra desvenda o amplo ponto de vista e interpretação de forma variada e fértil, como um reconhecimento da pesquisa. “Não é exatamente um convite, simplesmente é uma continuação de uma conversa”.
    A exposição conta também com a colaboração de Candida Höfer, Carla Caffé, Daniel Senise, Eduardo Coimbra, Genilson Soares, Jimson Vilela, Joubert Lancha, Manoel Veiga, Márcia Xavier, Regina Silveira, Rommulo Conceição e Rosângela Dorázio.
    A proposta dialoga com o conceito praticado pela Carbono Galeria, exclusivamente com múltiplos, já que tanto um projeto arquitetônico quanto o design de um objeto de arte tem seu início no papel ou num protótipo – a maquete. “A raiz etimológica do termo desenho, ao menos uma de suas raízes, refere-se à materialização de desejos. Na qualidade de projeto, esboço, ensaio, ele será sempre passível de ser traduzido e reproduzido”, conclui Farias.
    EXPOSIÇÃO “ESTUDOS, ESBOÇOS E ENSAIOS POÉTICOS SOBRE ARQUITETURA E TERRITÓRIOS AFINS”
    Quando
    de 05 de fevereiro a 15 de março; segunda à sexta-feira, das 10h às 19h, sábado das 11h às 15h
    Onde Rua Joaquim Antunes, 59 – Pinheiros – São Paulo – SP
    Quanto gratuito
    Mais informações 11 4564.8400; www.carbonogaleria.com.br

Fonte: http://www.arqbacana.com.br/internal/arq!rolou/read/13726/carbono-galeria-abre-exposi%E7%E3o-que-relaciona-arte-e-arquitetura-em-sp,-com-curadoria-de-agnaldo-farias

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan