CAU/TO Entrevista nova Diretoria do IAB/TO

IAB_TO

A nova gestão do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/TO), tendo como presidente o arquiteto Cesar Augustus de Santis Amaral iniciou suas atividades na segunda quinzena de janeiro, com o objetivo de além de agregar e representar os profissionais da arquitetura e urbanismo, aproximar o Instituto da sociedade tocantinense.

O CAU/TO entrevistou integrantes da Diretoria para saber um pouco mais sobre os projetos à frente do IAB/TO, confira a entrevista abaixo:

Confira aqui a relação de todos os integrantes da Diretoria

1- Como profissional da Arquitetura e Urbanismo assumir a gestão do IAB/TO é um desafio?

Assumir gestão é um desafio em qualquer situação, mas temos a convicção de que nossa Diretoria como um todo terá condições de representar todos os profissionais e mostrar sua importância social perante a sociedade tocantinense. O desafio é em relação a combinar o tempo de serviço profissional com a necessidade do Instituto e sua agenda, somado a necessidade de empreender recursos para isso a partir de uma entidade que não visa lucros, tão pouco concorrência no mercado.

2- Quais são as metas e objetivos da diretoria para esse período a frente do IAB/TO?

Buscaremos atuar em duas frentes, que são obrigações estatutárias do Instituto de Arquitetos do Brasil desde a sua criação há 93 anos: 1. Agregar, capacitar e representar os profissionais Arquitetos e Urbanistas e, 2. Aproximar o Instituto e a categoria à sociedade Tocantinense através da sua importância social, estabelecida a qualquer profissional graduado no ato do seu juramento de graduação (qualquer profissional lê-se não apenas os Arquitetos e Urbanistas, mas todas as categorias reconhecidas em cursos de graduação superior)

Para tanto, entraremos em contato com todos os atores locais e regionais para firmar convênios e parceiras com o intuito de fomentar a capacitação da nossa categoria e suas obrigações profissionais e sociais; para fortalecer o reconhecimento do profissional Arquiteto e Urbanista onde quer que ele exerça a sua atividade profissional, no serviço público e na iniciativa privada; e, prestigiar sua produção profissional em eventos de exposição e premiação cultural que planejamos estabelecer ao longo destes 03 anos.

Em relação à sociedade, o Instituto reafirmará seu compromisso como participante de diversos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacionais (nestes, através do nosso Diretório Nacional ao qual estamos alinhados), bem como nos apresentar aos demais atores do Estado do Tocantins, oferecendo nossa parceria para que os municípios tenham qualidade de vida e urbanidade em comunidade.

3- Como é a relação dos arquitetos e urbanistas com as questões de classe, a exemplo do CAU/TO e relativas ao exercício da profissão?

Como todas as demais profissões, a integração e união são sempre importantes para o reconhecimento. O Arquiteto e Urbanista sempre esteve muito ligado à sociedade nas questões da construção de cidades e edificações, atividades que demandam tempo de trabalho tanto individual quanto em equipe, por isso o reconhecimento da nossa importância na manutenção salutar constante destes ambientes.

Isto reconhecido, enquanto classe, buscamos afirmar e reforçar nosso papel na sociedade. Algumas conquistas são fruto dessa união da nossa categoria com a sociedade: o Capítulo na Política Urbana na Constituição Federal, o Estatuto da Cidade, a Lei de Assistência Técnica, a participação efetiva nos Movimentos de Luta por Moradia e nos Conselhos de Cidade, isto para citar o que está no ideário comum, mas que advieram de experiências isoladas de pesquisa, projetos e obras voltadas ao bem estar da vida em comunidade.

Portanto, nossa formação, e legítima nossa conquista de um Conselho próprio da categoria para que este, cada vez mais se empenhe na graduação e qualificação do cidadão que busca ser um profissional Arquiteto e Urbanista a altura da sociedade do seu tempo e posterior.

4- O IAB/TO se envolverá em questões relativas ao desenvolvimento urbano da cidade, de qual forma o IAB poderá contribuir nas políticas públicas de desenvolvimento urbano?

Essa proximidade com a sociedade deverá ocorrer através do Estatuto da Cidade, cremos ser um começo. A definição da Política de Planejamento Urbano Participativa em todos os municípios sempre será à base da nossa contribuição, mas sempre buscando interagir com as demais Políticas Públicas, em especial relativas à Habitação, Transporte, Saneamento (que se insere na Saúde), Cultural e Ambiental, afeitas à nossa categoria, contribuindo para o desenvolvimento das demais políticas, que devem ser promovidas pelos especialistas dos seus temas à luz dessa integração.

Nesse sentido, localmente, buscaremos nos aproximar da Associação Tocantinense de Município, das Secretarias Executivas do Estado e dos Municípios, para verificar de que forma estão estruturadas suas unidades voltadas para as citadas áreas de atuação e auxiliar na elaboração de projetos que possam contribuir para o efetivo Desenvolvimento Urbano dos 139 municípios do Tocantins, buscando como referencial as demandas reconhecidas nas Conferências das Cidades.

O Tocantins ainda é beneficiado por uma série de empreendimentos estruturantes do Governo Federal e, por isso, queremos contribuir no sentido de preparar os municípios e suas áreas urbanas para que continuem focados no bem estar da população tocantinense.

5- Com a criação do CAU/TO como fica o papel do IAB e a atuação junto aos profissionais?

A criação do CAU/BR e seus departamentos surgiu da união e integração dos profissionais há mais de 50 anos. O Conselho tem sua competência de zelar pela atividade dos profissionais, desde o ensino até a sua situação no mercado, além de fiscalizar e agir pela saudável relação entre estes e a sociedade. Antes dele, essa função era de responsabilidade do Sistema Confea/CREA. Portanto, a coexistência com o CAU é tão somente um continuísmo da antiga relação.

Desde sua criação, o Instituto de Arquitetos do Brasil se propôs discutir a Arquitetura e o Urbanismo entre os profissionais, cada qual nas suas realidades locais, para que a troca de experiências enriquecesse o nosso processo de trabalho. Por tanto, o IAB busca sempre divulgar a produção dos profissionais, sua capacitação e interação cultural no sentido de fortalecer sua formação continuada e sua importância na sociedade.

Destarte, nossa atuação junto aos profissionais do Tocantins será no sentido de integrar os profissionais e sua produção profissional aproximando-nos da sociedade tocantinense.

6- O IAB/TO e o CAU/TO podem trabalhar em parceria em quais situações?

Será de máxima importância à valorização profissional do Arquiteto e Urbanista no nosso Estado para elencar a importância da existência do IAB/TO e da criação do CAU/TO. O auxílio mútuo entre estas instituições e outras que valorizem a formação e atuação do Arquiteto e Urbanista – tais como as Universidades, Construtora e Sindicatos – contribuirá para isso.

Assim sendo, por nossas distintas atribuições, mas que visam um objetivo comum, o equacionamento de agenda e cooperação nas esferas de suas atuações já é o início de um bom trabalho em conjunto, que se torna inócuo ou inexequível sem o apoio institucional de todos, tanto perante os profissionais quanto à sociedade tocantinense.

Nesse sentido, buscaremos apoio institucional junto ao CAU/TO através de convênios que possam ser disponibilizados para realizar cursos de capacitação, convênios e atividades culturais diversas no sentido de valorizar a Arquitetura e o Urbanismo através dos seus profissionais Arquitetos e Urbanistas tocantinenses sempre buscando valorizar a competência de ambas as instituições, em especial a do Conselho quanto sua competência para regulamentação da graduação de futuros Arquitetos e Urbanistas, a regulação e fiscalização das atividades dos profissionais e o incentivo e manutenção do Registro de Responsabilidade Técnica.

Outras observações?

Buscaremos, durante nossa gestão, uma aproximação cada vez maior com os profissionais e instituições afins para, a partir do perfil destes e dos estabelecimentos que regulam nossa profissão com o intuito de resgatar e fortalecer nosso compromisso com a sociedade. Para tanto, convocamos aos Arquitetos e Urbanistas do Tocantins que se filiem ao IAB/TO através do nosso link no blog do Instituto: http://iabto.blogspot.com.br/2012/07/cadastro-iab-tocantins.html.

Como nossa atuação não se entende isolada, queremos nos aproximar das demais instâncias e instituições ou grupos de trabalho que visam à qualidade de vida dos ambientes urbanos do Estado do Tocantins, às quais colocamo-nos a disposição, dentro das nossas possibilidades, para colaborar, através do nosso contato: iabtocantins@gmail.com

Nossos agradecimentos aos parceiros que desde muito consideram a opinião e o trabalho do IAB/TO com o objetivo de fazer das nossas cidades locais melhores para se viver e entendem a importância do profissional Arquiteto e Urbanista na sociedade pelo apoio nesta gestão que agora se inicia.

Fonte: http://www.cauto.org.br/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan