Cinema e Arquitetura: "Edifício Master"

Edifício Master. Cartaz de Divulgação.                              Edifício Master. Cartaz de Divulgação.

Hoje, no Cinema e Arquitetura, o ArchDaily Brasil presta homenagem ao cineasta brasileiroEduardo Coutinho. Edifício Master, cenário e título do documentário de 2002 dirigido pelo ícone do cinema nacional, oferece ao espectador um novo olhar sobre Copacabana, de forma distinta e discreta, através do cotidiano dos moradores do edifício retratando suas identidades, particularidades, condições e formas de vida.
Copacabana, um dos cartões postais mais famosos do Rio de Janeiro, é um dos destinos mais desejados em todo o mundo, no entanto, no Edifício Master, a bela praia e suas calçadas monumentais ficam em segundo plano. O protagonismo do documentário surge no cotidiano dos residentes do edifício, a uma quadra da praia, evidenciando a frase que acompanha o cartaz: “Um filme sobre pessoas como você e eu”.
Com 12 pavimentos e 23 apartamentos por andar, o edifício, onde moram cerca de 500 pessoas, é o cenário dos 37 moradores entrevistados por Coutinho. Os personagens da vida real dividem com o diretor histórias íntimas e reveladoras de suas vidas.
Pelo período de três semanas, durante a produção do documentário, Coutinho e sua equipe passaram a viver no edifício. Com a ambientação que surgiu entre eles e os moradores, o filme apresenta encontros latentes, dos quais surgem as conversas com o diretor, onde sentimentos e histórias do dia-a-dia são reveladas.
Filmado no interior dos apartamentos, sem a presença de cenas exteriores e com o foco na narrativa dos residentes, o diretor nos proporciona inúmeras imagens subjetivas do mundo. O olhar exteriorizado dos personagens se contrapõe ao olhar do espectador, que desvanece sobre o depoimento íntimo e particular de cada um desses indivíduos.

Veja o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=BgmfO4CasYw#t=187

O documentário apresenta a forma característica de Coutinho em suas criações. O cineasta, um dos documentaristas mais importantes de sua geração, é conhecido pelo modo direto que produzia seus filmes, sem a utilização de muitos efeitos. A forma genuína como o diretor retratava a vida nos traz de volta um olhar mais humano e esperançoso sobre o que entendemos a propósito de nossos sentimentos e emoções.

FICHA TÉCNICA
Título Original: Edifício Master
Direção: Eduardo Coutinho
Duração: 111 min.
Ano de Produção: 2002
País: Brasil
Distribuidor: VideoFilmes
Prêmios: Festival de Gramado 2002, Grande Prêmio Cinema Brasil 2003, Festival de Havana 2003, Margarida de Prata 2003, Troféu APCA 2003, Mostra Internacional de Cinema São Paulo 2002.

Cita:Victor Delaqua. "Cinema e Arquitetura: "Edifício Master"" 07 Feb 2014. ArchDaily. Accessed 8 Fev 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/01-175557/cinema-e-arquitetura-edificio-master?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=c65c00cf9a-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-c65c00cf9a-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan