Exposição sobre Harry Seidler no Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira abre amanhã, 12 de fevereiro, a exposição sobre o arquitetoHarry Seidler (1923-2006), considerado um dos precursores da arquitetura moderna australiana do século 20. “Arquitetura, arte e design colaborativo” é uma mostra itinerante, comemorativa dos 90 anos de Seidler, que já passou por Estônia, Bulgária, Canadá e Estados Unidos. O MCB será o primeiro destino da exposição na América do Sul, reforçando a atuação de destaque da instituição na difusão da arquitetura e seu papel de referência neste segmento.

Com curadoria de Vladimir Belogolovsky e co-curadoria de Wilson Barbosa Neto, a mostra reúne originais, muitos deles realizados à época dos projetos, como modelos arquitetônicos, desenhos e esboços, além de maquetes de esculturas, fotografias, filmes e documentos pessoais de Seidler. A exposição é dividida em três módulos: Casas de Sydney; Torres de Sydney; e Além de Sydney, destacando projetos célebres do arquiteto na Austrália e as principais obras desenvolvidas por ele fora do país. Especialmente para a passagem pelo Brasil, foram acrescidos documentos e imagens sobre a proximidade entre Harry Seidler e Oscar Niemeyer, revelando a influência do brasileiro em seu trabalho.

29        Casa Rose, Sydney (1949-50). Image Courtesy of seidler.net.au

“A exposição no Brasil trata com um olhar diferente a relação entre Harry Seidler e Oscar Niemeyer, não só quando ele esteve trabalhando no país, no final dos anos 1940, mas também por sua produção ao longo da carreira”, explica Wilson Barbosa Neto, arquiteto que trabalhou entre 2009 e 2010 no escritório de Seidler em Sydney e que captou, a partir de acervos familiares, os materiais extras que compõem a mostra no MCB. “Niemeyer influenciou diretamente a produção arquitetônica de Seidler, como pode ser percebido no mural da Casa Rose Seidler (1950), esculpido pelo próprio arquiteto; no telhado de arco duplo da Casa Williamson (Casa Iglu – 1951), que remete à igreja São Francisco de Assis da Pampulha; e em obras mais recentes como a Casa Berman (1999), na linguagem curvilínea fluída da construção.”

"Durante alguns meses em 1948 eu trabalhei com Niemeyer e observei seu processo criativo, que me pareceu semelhante ao de um pintor ou escultor. Traços, gestos intuitivos, ideias apresentadas de uma maneira que aflige as mentes acostumadas a projetos racionalistas. Mas a suspeita logo some quando posteriormente se percebe como fundamentalmente inatacável é a lógica inerente, a clareza e a plausibilidade estrutural e construtiva de tudo. O talento de Niemeyer nasce, e é parte única integrante do clima, do espírito e imaginário brasileiro”, destacou Harry Seidler em texto de 1994.

31        Casa Rose Seidler, Sydney (1948-50). Image Courtesy of seidler.net.au

Depois de São Paulo, “Arquitetura, arte e design colaborativo” será exibida no Rio de Janeiro e em Vitória, antes de chegar a Sydney e Viena (Áustria), onde se encerra a itinerância da mostra.

Sobre Harry Seidler

Harry Seidler (25 de junho de 1923, Viena - 9 de março de 2006, Sydney) foi o primeiro arquiteto a expressar plenamente os princípios da Bauhaus na Austrália, exemplificado em seu projeto inaugural, construído em 1950 por seus pais - A Casa Rose Seidler (Rose Seidler House) em Wahroonga, norte de Sydney. Em toda sua vida, ele foi, em suas próprias palavras, “vanguardista da arquitetura moderna”, um missionário de coração pela causa modernista. Seidler deixou uma marca única no mundo, notável, por exemplo, no seu projeto da Embaixada da Austrália em Paris, no Hong Kong Club no centro de Hong Kong, no condomínio residencial em Viena Wohnpark Neue Donaularge, e, acima de tudo, por meio de muitas das suas torres características, que definiram a essência da Sydney contemporânea.

Seidler_450x301  Harry Seidler

Exposição “Arquitetura, arte e design colaborativo”

  • Data: de 12 de fevereiro a 06 de abril
  • Horário: das 10h às 18h
  • Local: Museu da Casa Brasileira – MCB
  • Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705, São Paulo – SP
  • Entrada: R$ 4,00

As inscrições para as visitas com os curadores podem ser feitas pelo telefone (11) 3032-2499 ou e-mail agendamento@mcb.org.br. Vladimir Belogolovsky acompanhará os visitantes na data de abertura, 12 de fevereiro, às 19h, já Wilson Barbosa Neto fará a visita no dia 19 de março, também às 19h.

Casa Rose Seidler, Sydney (1948-50). Image Courtesy of seidler.net.au
Casa Rose Seidler, Sydney (1948-50). Image Courtesy of seidler.net.au
Casa Rose, Sydney (1949-50). Image Courtesy of seidler.net.au
Casa Rose, Sydney (1949-50). Image Courtesy of seidler.net.au
Harry Seidler
Harry Seidler

Fonte:Romullo Baratto. "Exposição sobre Harry Seidler no Museu da Casa Brasileira" 11 Feb 2014. ArchDaily. Accessed 12 Fev 2014.http://www.archdaily.com.br/br/01-176009/exposicao-sobre-harry-seidler-no-museu-da-casa-brasileira?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=ef87621cda-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-ef87621cda-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan