“Guia de Arquitetura de Lisboa 1948-2013. Do movimento moderno ao contemporâneo”

“Guia de Arquitetura de Lisboa 1948-2013. Do movimento moderno ao contemporâneo” 
Editado por: A+A Books 
Idioma: Espanhol e português 
ISBN: 976-989-98462-0-3 
Ano: 2013 
Autor: Michel Toussaint, Patrícia Bento D’Almeida e Maria Daniela Alcantara 
Onde encontrá-lo:Nesse link do site Amazon 
Sobre o livro
Cada capítulo do livro leva o nome de um bairro de Lisboa no qual é detalhada a história dos seus complexos arquitetônicos e urbanos fazendo com que os seus habitantes entendam o contexto histórico sob o qual foram formados e a funcionalidade das suas principais características de projeto. O primeiro guia arquitetônico de Lisboa foi lançado em 1987, e desde então, é publicado periodicamente para acompanhar as mudanças feitas em certas construções que passaram de industriais a residenciais, como isso repercutiu na paisagem e como as pessoas valorizam a sua cidade já que se tem a tendência de pensar que Lisboa é uma cidade que mantém construções do século XVIII e que não tem uma área moderna, como se pode ver no Parque Urbano das Quintas Conchas e dos Lilases, feito em 2006. 
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Imagem via Plataforma Urbana
Conteúdo
Mapa dos Distritos Urbanos 
A. Centro Tradicional 
B. Santos / Lapa 
C. Alcantara 
D. Belém/Restelo 
E. Monsanto 
F. Campo de Ourique 
G. Avenidas Novas 
H. Campolide 
I. Campo Grande / Cidade Universitária 
J. Benfica/Luz 
K. Telheiras / Alta de Lisboa 
L. Alvalade 
M. Almirante Reis/Alto de Sao Joao 
N. Chelas/Marvila 
O. Olivais 
P. Parque das Nações 
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Imagem via Plataforma Urbana
Trecho 
O Metrô de Lisboa. Proposto pela primeira vez em 1888, a sua primeira fase só foi inaugurada no dia 29 de dezembro de 1959. Ela consistia em apenas uma linha, ligando Restauradores a Rotunda (Marquês de Pombal), bifurcando então para Sete Rios e Entrecampos formando uma extensão total de 6 km. Se visualizarmos a rede de metrô como uma espécie de um enorme edifício subterrâneo em constante expansão e até mesmo transformação, assim como as mudanças da cidade, o crescimento da demanda de passageiros ou as inovações tecnológicas que introduzimos, nós poderíamos muito bem perceber que existem duas funcionalidades distintas: as máquinas e os passageiros. A primeira segue a regras altamente técnicas, como qualquer outra infraestrutura, enquanto a segunda implicar no habitar, ainda que apenas por um curto período de tempo, para maioria das pessoas”.
 Camilla Ghisleni. Equipe ArchDaily Brasil
Fonte:Victor Delaqua. "Publicação da semana: “Guia de Arquitetura de Lisboa 1948-2013″" 23 Feb 2014.ArchDaily. Accessed 24 Fev 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/01-178943/publicacao-da-semana-guia-de-arquitetura-de-lisboa-1948-2013?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=8167640078-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-8167640078-407774757

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