Projeto Parintins ganha prêmio nacional

Amazonas - Programa pioneiro na implantação de redes inteligentes de Smart Grid vence o concurso Projeto do Ano na área de energia da PennWell do Brasil

Tiago Reis, para o Procel Info

Amazonas - Primeiro grande projeto de implantação do Smart Grid desenvolvido pela Eletrobras, o Projeto Parintins, ganhou reconhecimento nacional. Desenvolvido em conjunto por todas as distribuidoras da Eletrobras, o projeto da cidade amazonense foi o vencedor, em 2013, do concurso Projeto do Ano da PennWell do Brasil, instituição que atua desde 1910 na produção de conteúdos e soluções para os setores de geração e distribuição de energia.
O projeto, que teve início em 2011, quando a Eletrobras Amazonas Energia lançou na cidade de Parintins, ilha localizada a 369 Km de Manaus, a implantação de um sistema inteligente de distribuição de energia. Num primeiro momento, o município foi dividido em áreas para a instalação dos novos medidores digitais, que permitem o controle a distância sem a necessidade da presença de um leiturista no local. Também foram instalados equipamentos com redes e cabos multiplexados que evitam os desvios de energia e trazem um sistema de energia mais seguro e eficiente.
Para o coordenador adjunto do projeto Parintins e Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Eletrobras Alagoas, Marcelo Ximenes Bernardes, o prêmio simboliza o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelas empresas envolvidas.
”É uma satisfação muito grande receber esse prêmio, que é um reconhecimento de todo um esforço empreendido. Nós estamos desde 2011 dedicando ao projeto. Nesse período, passamos por uma fase longa de projetos e estudos e agora vem o resultado. Quando nós iniciamos a implantação e começaram a chegar os primeiros resultados e aí foi possível ver a qualidade de todo o projeto, desde o seu planejamento”, comentou Marcelo.
O Projeto Parintins nasceu da necessidade da Eletrobras realizar um grande projeto piloto para a instalação do sistema de Smart Grid e redes inteligentes integrando a área de Pesquisa e Desenvolvimento das seis distribuidoras da empresa. Com o novo sistema, o consumidor terá um papel mais ativo em todo o processo de distribuição de energia. Com os medidores inteligentes, o consumidor terá como acompanhar o consumo de sua residência pelo celular ou internet. Também poderá se adequar para utilizar equipamentos com grande consumo de energia em horários com tarifas diferenciadas. Se deixar para consumir em um horário de baixa demanda, o consumidor terá uma tarifa mais baixa do que a cobrada nos horários de pico.
Entre as inovações que estão sendo testadas em Parintins, está a utilização de sensores para identificar as falhas que ocorrem ao longo das redes de distribuição e nos transformadores. Os novos equipamentos inteligentes vão avisar em tempo real à central de controle, que fica em Manaus, e de lá, remotamente, os problemas poderão ser corrigidos.
Marcelo ressalta que a escolha de Parintins se deu pelo fato do município amazonense um sistema de geração de energia isolado. Por ser localizado em uma ilha, a geração é feita por meio de térmicas. “Optamos por Parintins por diversas razões. Primeiro pelo fato de Parintins ser um sistema isolado, que possui uma série de dificuldades, e poderíamos trabalhar o sistema de comunicação de uma forma mais estressante. Qualquer dificuldade encontrada lá poderia ser trabalhada em outra região atendida pela Eletrobras. Por ser uma região mais extrema, as situações vividas em Parintins poderiam ser replicadas para outras regiões onde trabalho com redes inteligentes esteja sendo implementado”, explicou Marcelo que acrescentou que uma das principais dificuldades encontradas foi em relação aos sistemas de localização. Por ser uma ilha isolada, toda a comunicação com o Centro de Operações em Manaus é feita via satélite, com um custo elevado e quantidade limitada de tráfego de dados. Ele também lembrou que a integração dos sistemas com todos os setores da empresa também foi uma dificuldade enfrentada no início da implantação do projeto.
Ao todo, a Eletrobras está investindo mais de R$ 23 milhões no Projeto Parintins. Além da troca de medidores e automação no sistema de distribuição, também está previsto a substituição de 300 transformadores de distribuição e na implantação de um sistema que melhore o uso do parque gerador de 25 MW de Parintins além da instalação de 40 sistemas fotovoltaicos em tetos solares.Nesta fase do projeto, 4500 consumidores já contam com os novos medidores digitais. Ainda neste ano, será feita uma nova licitação para a instalação de outros 3.500 medidores. De acordo com o coordenador adjunto, nesta fase inicial, a recepção da nova tecnologia pelos consumidores foi satisfatória. Ele explica que desde o início os moradores da ilha tiveram grande interesse em conhecer o novo sistema e colaboraram bastante para a implantação da rede inteligente. Marcelo enfatiza, que a Eletrobras sempre procurou conscientizar a população local sobre o uso eficiente da energia elétrica, seja por meio de mudanças de hábitos ou trocas de equipamentos obsoletos por outros mais eficientes. Para ele, o ponto fundamental da boa aceitação do projeto foi o fato da empresa ter buscado uma nova relação com o consumidor, que deixa de ter uma função de protagonista em todo o processo de distribuição e consumo de energia.
”Um dos pontos que nós temos trabalhado é essa nova relação com o consumidor. Nós temos dedicado uma atenção especial, já que com essas novas tecnologias, nós queremos mais do que coletar informações do consumidor. Nós queremos colocá-lo como uma figura participante de todo o sistema, no qual ele também vai obter informações de todo o sistema e do próprio consumo dele. Para isso, nós estamos desenvolvendo um portal, para o consumidor acessar e verificar todo o histórico de consumo dele, em diversos períodos, como de hora em hora, durante a semana, mensal, com todas as informações disponíveis, explicou Marcelo.
O coordenador finaliza ressaltando que além de todos os benefícios proporcionados pelas redes inteligentes, como a redução da demanda por geração de energia, o baixo impacto ambiental e a diminuição das tarifas, o reconhecimento do Projeto Parintins como um dos melhores projetos de eficiência energética do país, faz com que o projeto deixe de ser apenas um piloto para as empresas da Eletrobras para tornar-se um modelo para as outras distribuidoras do país.

Fonte: http://www.procelinfo.com.br/main.asp?ViewID=%7B8D1AC2E8-F790-4B7E-8DDD-CAF4CDD2BC34%7D&params=itemID=%7B4DBE2739-882A-4F0F-9582-BF9918AC5B14%7D;&UIPartUID=%7BD90F22DB-05D4-4644-A8F2-FAD4803C8898%7D

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan