Tabelas de Honorários: software e novos módulos serão apresentados na plenária de março

Colegiado de Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas pretende disponibilizar ferramenta ao público em abril



A versão preliminar do software e os Módulos II e III das Tabelas de Honorários foram debatidos pelo Colegiado Permanente das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU) em sua última reunião, realizada em Brasília nos dias 20 e 21 de fevereiro. O CEAU também aprovou que realizará procedimentos complementares para o seu envio à plenária do CAU/BR, em março de 2014.


Após o referendo pela Plenária do CAU/BR, será gerada nova resolução sobre o tema, consolidando todo um balizamento de preços para os serviços previstos na Resolução 21 do CAU/BR. Em seguida, o software da tabela, seu modo de utilização e seus benefícios serão apresentados no XX Congresso Brasileiro de Arquitetos promovido pelo IAB, de 22 a 25 de abril, em Fortaleza.

Veja aqui o Módulo I da Tabela de Honorários, já aprovado pelo CAU/BR.

O sistema, cuja elaboração começou há cinco anos dentro do IAB, foi ampliado para discussão e aprovação no CEAU e no CAU/BR, e, após a sua conclusão, será o referencial para a formação de preços de mais de 240 atividades de competência profissional dos arquitetos e urbanistas.


“O Brasil já conta, há anos, com um sistema que serve de referência para as contratações de obras da indústria da construção civil, o Sistema Nacional de Preços, Custos e Índices (Sinapi), da Caixa Econômica Federal. Nosso sistema completará o círculo, incluindo projetos e serviços”, afirma o arquiteto Odilo Almeida Filho, que coordenou o trabalho desde seu início. O software é composto de três módulos. O primeiro – que trata do projeto arquitetônico de edificações – foi aprovado pelo Plenário do CAU em sua Resolução nº 64/2013.  O segundo cuida de projetos diversos e o terceiro da execução de obras e outras atividades.

Um guia com três volumes orientará a inserção de dados e uso da ferramenta, “que permitirá uma melhor compreensão pela sociedade dos justos valores envolvidos em nossa atividade, valorizando o profissional de Arquitetura e Urbanismo como agente da boa qualidade de nossas edificações e cidades”.


A ferramenta – que será oferecido gratuitamente no site do CAU/BR – é igualmente importante para nortear decisões em eventuais disputas judiciais.

O CEAU é composto por IAB, FNA, AsBEA, ABEA e ABAP, com participação da FeNEA e da AsBAI.

O arquiteto Odilo Almeida Filho é vice-presidente da Região Nordeste do IAB, ex-presidente do IAB-Ceará e coordenador da Comissão do Exercício Profissional do Conselho Superior do IAB.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan