TerraBrasil 2014 – V Seminário de Arquitetura e Construção com terra no Brasil

 

De 13 a 18 de outubro/2014 em Viçosa, Minas Gerais

______________________________

Pesquisa, construção e patrimônio em terra no Brasil do séc. XXI

Em novembro de 2006, membros da Rede Ibero-americana PROTERRA, aceitando o desafio lançado pelos colegas portugueses, realizou, em Ouro Preto, o TerraBrasil 2006, correspondente ao IV Arquitectura de Terra em Portugal e ao I Seminário de Arquitetura e Construção com Terra no Brasil. Este evento internacional foi organizado com o apoio de diversas instituições brasileiras, destacando-se, entre outras, a Universidade Federal de Minas Gerais e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus de Poços de Caldas.

O sucesso do evento gerou sua reprodução a cada dois anos e a criação da Rede TerraBrasil, uma rede brasileira de pesquisa em arquitetura e construção com terra que tem como principais objetivos:

• Congregar profissionais, estudantes, entidades de classe e toda a sociedade constituída em torno das discussões sobre o tema arquitetura e construção com terra no Brasil.
• Fortalecer e fomentar a capacidade de desenvolvimento científico e tecnológico do país mediante a transferência de conhecimento e técnicas, e do intercâmbio de informação científica e tecnológica de interesse comum.
• Disseminar os conhecimentos acerca da arquitetura e construção com terra no país e sua sustentabilidade ambiental e cultural, através da promoção de eventos, cursos, publicações e outras atividades afins.
• Fomentar as relações entre empresas, instituições, governamentais e não governamentais, sobre estudos e pesquisas acerca da arquitetura e construção com terra no país, bem como ampliar suas relações com entidades internacionais que se dedicam ao tema.
• Promover cenários, participar e criar grupos de pesquisa com o intuito de produzir bases e diretrizes que facilitem a normalização das técnicas construção com terra no país, considerando a legislação vigente.
E assim, foram realizados eventos TerraBrasil em 2008, em São Luís, organizado pela Universidade Estadual do Maranhão, em Campo Grande, organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em 2012, em Fortaleza, organizado pela Universidade Federal do Ceará e em outubro próximo acontecerá em Viçosa, MG, o TerraBrasil 2014 – V Seminário de Arquitetura e Construção com Terra no Brasil, organizado pela Universidade Federal de Viçosa, promovido pela Rede TerraBrasil e apoiado pela Rede Ibero-americana PROTERRA.

______________________________
A configuração dos eventos TerraBrasil, em linhas gerais, é a seguinte:

• Realização das oficinas com a demonstração de sete técnicas construtivas nos dois primeiros dias – atividade dirigida principalmente para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação das universidades próximas, líderes de comunidades e pessoas interessadas da sociedade local;
• Apresentação de palestras, artigos, mesas redondas, entre outras atividades, nos três dias seguintes;
• Visita técnica a obras de terra ou outro sítio de interesse no local do evento no último dia.

Em TerraBrasil 2014, além da apresentação de dos trabalhos científicos, será aberto um espaço para a apresentação de projetos e obras em terra. Essa proposta surgiu a partir da percepção do grande número de associados à Rede que atua na prática da construção.

As instruções e modelos para o envio dos trabalhos, tanto científicos como práticos estão disponíveis no site do evento.

Os trabalhos científicos apresentados no seminário deverão abordar um dos seguintes subtemas:

T1 - Materiais e técnicas de construção,
T2 - História, conservação e patrimônio,
T3 - Arquitetura contemporânea,
T4 - Ensino, formação, capacitação e transferência de tecnologia

______________________________

Comissão Técnica (projetos e obras)
Comissão Organizadora
Comissão Científica

Fonte: http://www.terrabrasil2014.com.br/site/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan