Congresso Latino-Americano de Arquitetura "¡REBELIÓN! no CLA TIL 2014" / Argentina

 

¡REBELIÓN! será o tema tratado no Congresso Latino-Americano de Arquitetura "TiL 2014", que acontecerá de 7 a 10 de outubro. O evento é um convite a propor e debater com um olhar crítico a arquitetura idiotizante produzida e publicada em todo o mundo, formalista, sem sustento nem compromisso com nosso planeta e, consequentemente, prejudicial a seus habitantes.

Pode-se participar apresentando artigos ou expondo obras que expressem alguma mudança radical na arquitetura do século XXI. Haverá conferências sobre a temática além de trabalhos e debates com estudantes de arquitetura da América Latina, Espanha e Portugal que participam do Prêmio TIL 2014.

Mais detalhes a seguir.

Estrutura Teórica do CLA TIL 2O14

O TIL foi criado em 2009 em Buenos Aires buscando gerar uma sinergia entre as faculdades de arquitetura da América Latina, desenvolvendo atividades de extensão e intercâmbio acadêmico, dentre as quais a Oficina MHI, o Concurso TIL e o C.L.A. 2013.

Quando o olhar se desdobra em crítica e busca encontrar uma resposta frente a um estado de ânimo social e intelectual coletivo, quando a confiança em certas metodologias disciplinares diminui ao se expor suas ineficiências frente a situação de desequilíbrio e desigualdades, quando o futuro pede uma ação concreta e implica em mudanças nos procedimentos presentes. Quando tudo isto acontece e um grupo de pessoas ou instituições se reconhece capaz de acionar motores de busca - caminhos de alternância - é que precisamos de uma REBELION!

Pois nestes tempos de inflexão, rebelar-nos significa investigar, repensar e revisar tudo aquilo que criamos: ideias, objetos, sistemas, processos; significa convidar, conhecer outros olhares, abrir as portas, sair, realizar momentos de união intelectual, de sinergia coletiva. Significa se envolver e propor respostas às dificuldades mais extremas de nossas sociedades.

Rebelión! pretende ser, e por isso a Oficina de Intercâmbio Latino-America o propõe como uma estrutura teórica para a segunda versão do CLA, uma demonstração do que a arquitetura é capaz de gerar quando as coisas são levadas a sério

Todos estão convidados a participar.

Mais informações na página www.premiotil2014.blogspot.com/

Afiche_cla_mini2

Fonte:Cabezas, Constanza. "Congresso Latino-Americano de Arquitetura "¡REBELIÓN! no CLA TIL 2014" / Argentina" [Congreso Latinoamericano de Arquitectura ¡REBELIÓN! en el CLA TIL 2014 / Argentina] 30 Mar 2014. ArchDaily. (Baratto, Romullo Trans.) Accessed 29 Mar 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/01-185923/congresso-latino-americano-de-arquitetura-rebeli-n-no-cla-til-2014-slash-argentina

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan