Debate “Arquitetura como instrumento de inclusão social e urbanização das favelas”, no XX Congresso Brasileiro de Arquitetos

Courtesy of XX Congresso Brasileiro de Arquitetos                                                                      Courtesy of XX Congresso Brasileiro de Arquitetos

O debate sobre urbanização de favelas é um assunto novo para a sociedade brasileira. Até os anos 60, por exemplo, essas ocupações irregulares eram simplesmente removidas. Por volta dos anos 80, surgiram programas de governo para intervir nas localidades, porém em questões isoladas, como é o caso da instalação de redes de saneamento básico. Hoje, contudo, o que se discute é que, além de moradia e serviços básicos de infraestrutura, é possível promover qualidade de vida e inclusão social às comunidades periféricas. O caminho é através da criação de espaços e equipamentos públicos de qualidade, mantendo, sempre que possível, a comunidade em seu lugar de origem.
Sem condição de moradia digna, o que resta para boa parte da população é migrar para as periferias. Os territórios ocupados, geralmente, são beiras de córregos, áreas de risco e terrenos de propriedade pública. Com a apatia dos governantes nesse processo, o que vem à tona é a perda de espaços de convívio público e de troca de relações sociais da cidade. A reboque, uma série de problemas sociais que assombram a sociedade contemporânea, como a violência urbana.
Enquanto isso, as áreas de favelas são ocupações caracterizadas pela alta densidade demográfica e espacial, assim como por suas estruturações precárias. Com espaços cada vez mais escassos, a tendência é que se intensifiquem a verticalização e a insalubridade das construções, impactando também nas vidas das comunidades, ao interferir diretamente em suas organizações sociais.

Cidades contemporâneas
Sem_t%c3%adtulo2                        Courtesy of XX Congresso Brasileiro de Arquitetos

Essa problemática, entretanto, não é uma realidade exclusivamente brasileira. Cidades como Mumbai (Índia), Roma (Itália), Medellín (Colômbia), Moscou (Rússia), Nairobi (Quênia), e Bagdá (Iraque) já foram alvos de estudos comparativos, no que diz respeito a esse tipo de ocupação. A capital colombiana, por exemplo, tem recebido diversas intervenções para transformar o cenário caótico de suas favelas. Assim, vem conseguindo promover inclusão social, aliada a uma arquitetura vanguardista. 
Sem_t%c3%adtulo                  Courtesy of XX Congresso Brasileiro de Arquitetos

Iniciado há menos de uma década, o projeto de transformação urbana de Medellin, hoje, compõe um cenário que agrega teleféricos, colégios e bibliotecas públicas de alta qualidade no meio das favelas. No bairro Santo Domingo Savio, por exemplo, fica a Biblioteca Parque Espanha de Medelin, projetada pelo escritório colombiano Giancarlo Mazzanti, especializado em obras de impacto social.
Diretor de Concursos e Projeto Conceitual na Equipe Mazzanti, o arquiteto colombianoCarlos Medellin estará em Fortaleza, palestrando no XX Congresso Brasileiro de Arquitetos – que acontece entre 22 e 25 de abril – sobre a arquitetura como elemento de inclusão social.
“Há muitas semelhanças nas grandes cidades da Colômbia e do Brasil, especialmente quando se trata de crescimento descontrolado, desigualdade social, falta de planejamento urbano e favelas. Ambos os contextos têm muito a aprender um com o outro. O mais interessante seria abrir a discussão para a complexidade do que é a cidade latino-americana contemporânea para discutir possíveis visões de como entender, analisar e encontrar alternativas, através da abordagem da arquitetura e desenho em geral”, adianta.

Sobre Carlos Medellin
Carlos-1                              Courtesy of XX Congresso Brasileiro de Arquitetos

Carlos Medellin é arquiteto e pesquisador em Bogotá, Colômbia. Trabalha como Diretor de Concursos e Projeto Conceitual na Equipe Mazzanti, um estúdio de arquitetura que se concentra em projetos que buscam um maior impacto social.
Em paralelo, ensina sobre questões urbanas e arquitetônicas na Universidade Javeriana e realiza pesquisa vinculada ao South American Project da Harvard University. Tem interesse especial em áreas urbanas - relações humanas com a paisagem urbana e as pegadas resultantes no ambiente construído.
Parte do seu trabalho é compreender a exploração espacial para geração do espaço público e arquitetura, levando em conta os lugares cotidianos e dinâmicas comumente ignorados na prática do projeto-arte-arquitetura tradicionais.

XX Congresso Brasileiro de Arquitetos
  • Quando: De 22 a 25 de abril de 2014
  • Onde: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 1117, Edson Queiroz, Fortaleza, CE).
  • Inscrições: Preços especiais para estudantes, sócios do IAB e profissionais. Podem ser efetuadas individualmente ou em grupo, antecipadas (pelo site) ou realizadas no dia do evento, conforme preços pré-estabelecidos.
  • Informações: Preços, programação, feira e palestrantes convidados no site www.xxcba.com.br
  • Dúvidas: contato@xxcba.com.br
Fonte:Romullo Baratto. "Debate “Arquitetura como instrumento de inclusão social e urbanização das favelas”, no XX Congresso Brasileiro de Arquitetos" 18 Mar 2014. ArchDaily. Accessed 19 Mar 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/01-183352/debate-arquitetura-como-instrumento-de-inclusao-social-e-urbanizacao-das-favelas-no-xx-congresso-brasileiro-de-arquitetos?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=f42d058d82-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-f42d058d82-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan